uma pessoa, uma personalidade, um acontecimento, um lugar. Graças a isso, pode-se ava-
liar a qualidade de uma fotografia pela forma utilizada por um determinado fotógrafo para
que esse objetivo - a fotografia que retrate bem uma dada cena, pessoa dentre outros alvos -
pudesse ser atingido. Conseqüentemente, nesta dissertação estarão sendo tratadas apenas as
fotografias cujos objetivos sejam claros, ou seja, as fotografias com um tema bem definido.
Para simplificar, o tema fotográfico abordado nesta dissertação serão sempre pessoas.
Mesmo em iguais condições, a diferença entre a qualidade de uma fotografia obtida por
um fotógrafo profissional e um amador pode ser significativa, pois o próprio material utili-
zado pode ser um diferenciador na qualidade do produto final. Contudo, as ações tomadas
pelo fotógrafo profissional podem não ter sido muito mais complexas. O profissional de foto-
grafia, em geral, para ter uma foto de qualidade superior, além da experiência (item este que
não pode ser medido a priori) apenas seguiu algumas regras, em alguns casos até mesmo de
forma inconsciente, que certamente o amador nem sequer concorda que são corretas, apenas
concordando que a qualidade final da fotografia foi superior.
As regras citadas no parágrafo anterior são chamadas de Regras de Composição Foto-
gráfica. Para que uma foto seja considerada boa, não é preciso apenas que as pessoas-alvo
da fotografia estejam enquadradas - como a grande maioria das pessoas imagina. Entretanto,
uma fotografia, ainda que não seja considerada tecnicamente boa, pode ser considerada ex-
celente se estiver dotada de um valor sentimental para o observador que a julga (e.g.; um
observador qualquer provavelmente preferirá a fotografia de seu filho à fotografia de outra
criança, ainda que a outra fotografia seja tecnicamente melhor). Tal valor não é tratado por
nenhuma técnica de composição existente. Por outro lado, existem diversas dessas regras
que, se seguidas corretamente, podem melhorar sensivelmente a qualidade da fotografia.
As regras de composição podem ser consideradas, em grande parte dos casos, como pro-
cessos empíricos usados pelos profissionais da área e que, de acordo com um consenso quase
geral, se seguidas convenientemente podem produzir fotos com maior qualidade do que as
fotos obtidas sem a utilização de regras. Daí sua proliferação ao longo dos anos, principal-
mente no meio profissional. Há fotógrafos, contudo, que defendem que muitas dessas regras
podem e devem ser quebradas em situações as mais diversas, produzindo fotografias com
qualidade igual ou superior àquelas fotos que seguem as regras, o que, no entanto, exige uma
maior experiência e percepção visual do profissional
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Grill and Scanlon, 1990
]
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