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desenvolve programas voltados à qualificação da produção moveleira, conforme apresentado
no item 5.1. As atividades realizadas pelas empresas em parcerias com o CETEMO são de
freqüência predominantemente ocasional.
Tabela 12 – Parcerias entre as empresas produtoras de móveis retilíneos residenciais
e as instituições no arranjo produtivo local de Bento Gonçalves
(RS)
Ocasional
Recorrente
FORMA DE INTERAÇÃO
MOVERGS
(%)
SINDMÓVEIS
(%)
UCS
(%)
SENAI /
CETEMO (%)
SEBRAE
(%)
OUTRA
(%)
Freqüência
Desenvolvimento de novos produtos 8,3 16,7 12,5 37,5 8,3 16,7 X
Desenvolvimento de novos processos 16,7 11,1 5,6 55,6 11,1 X
Testes e Certificação 24,0 12,0 4,0 48,0 8,0 4,0 X
Aproveitamento de resíduos industriais 6,7 6,7 6,7 40,0 13,3 26,7 X
Caracterização e seleção de matérias-
primas
16,7 16,7 5,6 38,9 16,7 5,6 X
Realização de eventos/feiras 38,8 40,8 2,0 2,0 16,3 X
Participação em eventos 30,8 34,6 7,7 7,7 19,2 X
Cursos e seminários 22,2 30,2 11,1 11,1 17,5 7,9 X
Treinamento de Pessoal 17,9 12,8 10,3 35,9 12,8 10,3 X
Apoio na aquisição de insumos 31,3 31,3 6,3 6,3 25,0 X
Contatos e troca de informações 29,2 29,2 14,6 12,5 14,6 X
Promoção de consórcios de exportação 22,7 22,7 4,5 4,5 45,5 X
Entre as parcerias das empresas produtoras de móveis retilíneos residências, para a
realização e participação de eventos e feiras, bem com a realização de cursos e seminários e
atividades de troca de informação, as instituições com maior destaque são a MOVERGS, o
SINDMÓVEIS e o SEBRAE. Esta última instituição ganha destaque ainda na promoção de
consórcios de exportação. Estas atividades são realizadas com freqüência recorrente.
Ressalta-se que o objetivo desta análise é verificar a contribuição das instituições e não
classificá-las por ordem de importância, tendo em vista a distinta natureza de atuação.
Percebe-se que as empresas demandam informações e serviços prestados pelas instituições da
região, desde o desenvolvimento e aprimoramento técnico dos produtos e processos,
treinamento e qualificação da mão-de-obra, bem como a atualização e busca de informações,
além da prospecção de novos mercados.
As vantagens econômicas (as externalidades positivas) que podem ser obtidas por
empresas que pertencem a uma localidade onde predomina um setor produtivo específico,