36
todas as palavras do teste e um quadrado com um espaço para a pontuação direta. As
palavras estão numeradas e contém também o número de sua posição na cartela de figuras
e símbolos que facilitam a contagem das mesmas durante a aplicação do teste. Ao lado das
palavras estão situados ícones com as idades os quais indicam o início do teste de acordo
com as mesmas.
As lâminas com as figuras estão distribuídas de maneira que cada uma contém quatro
figuras representando as palavras de estímulo as quais estão divididas em 18 categorias, sendo
elas: ações, animais e suas partes, edificações e suas partes, roupa e acessórios, palavras
descritivas, alimentos, ferramentas de jardinagem, móveis e utensílios do lugar, partes do
corpo humano, trabalhadores e grupos de seres humanos, termos matemáticos, plantas e seus
componentes, frutas e verduras, equipamento escolar e de oficina, ferramentas, maquinaria e
aparatos, equipamento recreativo, transporte e o tempo, geografia e cenas do ar livre. As
palavras estímulo foram escolhidas através de uma pesquisa feita inicialmente com 5000
palavras em inglês, ao elaborarem uma versão revisada selecionaram 684 palavras dentre elas
aplicaram o teste com 5717 sujeitos de dois a dezoito anos. Após esta aplicação selecionaram
os melhores itens entre estas palavras finalizando a versão da prova com 175 itens. Para a
versão espanhola foram eliminados 50 itens ficando a versão final com 125 palavras. Foi usada
neste trabalho a versão em espanhol e suas palavras foram traduzidas para o português, seguem
as palavras do teste: barco, lâmpada, vaca, vela, trombeta, joelho, jaula, ambulância, ler,
flecha, cotovelo, móvel, abelha, hora, medir, baleia, quebrado, acariciar, acidente, canguru,
queixo, rio, águia, rasgar, pintor, vazio, descascar, uniforme, tronco, líquido, grupo, músico,
cerimônia, cobra, bebida, médico, isolamento, mecânico, premiar, dentista, ombro, envelope,
jóias, humano, artista, colher, construção, dirigir, arbusto, bosque, agricultura, raiz, nutritivo,
par, secretária, iluminação carretel, transparente, recolher, discussão, cooperação, varanda,
surpreso, gotejar, funil, talo, ilha, ângulo, desilusão, carpinteiro, arquivar, mercantil, quarteto,
marco, binocular, judicial, roer, morsa, confiar, terno, contemplar, ave, portátil, classificar-se,
carcaça, bússola, esférico, felino, paralelo, submergir, árido, frágil, instruir, arqueólogo,
consumir, incandescente, arrogante, utensílio, ira, cítrico, lubrificar, elo, morada, anfíbio,
prodígio, jubilosa, aparição, ascender, fragmento, perpendicular, roupa, córnea, paralelograma,
abundante, induzir, atônito, transeunte, emissão, obelisco, pântano, ambulante, côncavo,
incisivo, elipse e tipo de árvore.
O avaliador senta-se ao lado da criança, de maneira que não seja possível a
visualização de sua planilha, e segue pedindo para que a criança aponte determinadas
figuras. A crianças não precisa falar, apenas apontar para a figura para que o avaliador