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Além disso, informaram que avaliar o aluno do Curso, refere-se a: reconhecer
seu crescimento, considerar suas necessidades, ter flexibilidade, realizar feedback,
monitorá-lo, reconhecer o contexto em que se encontra:
[...] Não é só o tempo de entrega do módulo, não é só estar com todo o
trabalho em dia, que apesar de ter uma certa exigência, que me fez avaliar
esse aluno. Mas às vezes o aluno que entrega atrasado, que entregou depois,
o crescimento dele foi tão grande que não havia uma nota que desse a
pontuação que ele merecia. (Maristela)
[...]. E o que eu achei interessante ali nessa avaliação é que tinha uma
proposta de várias, por exemplo, de duas a quatro tipos de avaliação, então
o aluno poderia escolher até um deles que mais se adequasse com as suas
necessidades e com seus desejos. Ele apresentava essa avaliação para o
tutor e o tutor depois fazia a leitura ali e geralmente dava o retorno para ele
em um feadback., [...].Então eu percebia assim que a maior dificuldade que
o aluno apresentava talvez, não fosse em fazer a avaliação, fosse no tempo
porque eles alegavam assim “eu tenho dois empregos ou eu tenho três
empregos eu não estou tendo tempo suficiente para fazer o estudo e fazer a
avaliação para estar encaminhando“. Então, a gente acabava dando um
pouco mais tolerância no tempo e para que eles encaminhassem as
avaliações. [...] então a avaliação estava muito voltada, encaixada bem no
que o aluno estava fazendo. Ele não tinha fazer uma coisa utópica: “eu vou
fazer uma avaliação aqui, tal e tal para ganhar uma nota” não. Ele tinha
que, muitas das avaliações ele fazia de acordo com o próprio trabalho que
ele fazia, que como eram cursos de capacitação profissional e capacitação
pedagógica e eles eram professores, eles faziam a avaliação de acordo com
o próprio trabalho de ensino que eles executavam. Então eu achei, assim,
muito interessante isso. (Mara)
[...] Se o aluno não atingisse um a média a gente tinha que devolver os
trabalhos, e que ele refizesse.Tinha isso sim.Poucas vezes, mas utilizei. Esse
é outro paradigma, porque quando você devolve o trabalho a idéia é que o
aluno construa não para dar recuperação. Eu escrevia muito no trabalho,
deixava recado que ele devia desenvolver mais aquele assunto, o porque
que eu estava devolvendo aquele trabalho, ver aonde tinha ficado o buraco
naquele trabalho que ele tinha feito,para que ele pudesse construir em cima
daquilo. Até esse momento também era momento de avaliação formativa
porque você dava esse feed-back para o aluno de onde estava o maior
crescimento dele. Coisa que muitas vezes no ensino presencial você não tem
essa oportunidade. É a avaliação com a nota e pronto. Então a gente tinha
esse instrumento e eu não usei muito não. (Paula)
As Tutoras afirmaram que era necessário perceber o aluno para poder avaliar.
[...] Porque se eu vejo que ele foi um aluno que buscou, pelos primeiros
trabalhos dele, se eu vejo que ele avançou, aí sim, dá para avaliar o aluno.
Esse aluno, ele está acrescentando alguma coisa na vida dele. Mas o aluno
para mim, que consegue, (...) uma estrelinha, é aquele que saiu do patamar
pequeno e foi ao longo do tempo fazendo e refazendo, construindo e