SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ........................................................................................................11
2 A ATIVIDADE EXPERIMENTAL NO ENSINO DA FÍSICA......................................17
2.1 O PAPEL DA EXPERIMENTAÇÃO E O ENSINO DE FÍSICA ........................................................... 19
2.2 A EXPERIÊNCIA PARA O SER HUMANO .................................................................................... 19
3 REVISÃO DE LITERATURA...................................................................................25
3.1 CATEGORIA 1: HISTÓRICO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS NO BRASIL.................................... 26
3.2 CATEGORIA 2: FORMAÇÃO DE PROFESSORES/ COMPONENTE EXPERIMENTAL .......................... 29
3.3 CATEGORIA 3: PAPEL DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS .................................... 33
3.4 CATEGORIA 4: OS TIPOS DE LABORATÓRIO E SEUS OBJETIVOS ................................................ 35
3.4.1 Objetivos do laboratório ....................................................................................................................39
3.4.2 Tipos de laboratórios..........................................................................................................................40
3.5 CATEGORIA 5: VISÕES DIFERENCIADAS ACERCA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO
LABORATÓRIO .............................................................................................................................. 42
3.6 CATEGORIA 6: TRABALHOS DE REVISÃO................................................................................. 45
3.7 CATEGORIA 7: ÊNFASE NA REALIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS .................................................... 48
4 REFERENCIAL TEÓRICO......................................................................................53
5 O DESENVOLVIMENTO DO ESTUDO E O SEU CONTEXTO..............................61
5.1 DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO............................................................................................. 61
5.2 MATERIAL UTILIZADO........................................................................................................... 65
6 O PRODUTO EDUCACIONAL................................................................................69
6.1 PLANO DE AULA: PÊNDULO SIMPLES..................................................................................... 69
6.2 PLANO DE AULA: SISTEMA MASSA-MOLA................................................................................ 71
6.3 PLANO DE AULA: ESPELHOS PLANOS ..................................................................................... 72
6.4 PLANO DE AULA: COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO DA LUZ BRANCA........................................ 73
6.5 ROTEIROS DE APOIO PARA AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS..................................................... 74
6.5.1 Roteiro de Apoio 1 ..............................................................................................................................74
6.5.2 Roteiro de Apoio 2 ..............................................................................................................................81
6.5.3 Roteiro de Apoio 3. .............................................................................................................................85
6.5.4 Roteiro de Apoio 4 ..............................................................................................................................90
7 METODOLOGIA .....................................................................................................96
7.1 SOBRE OS SUJEITOS E LOCAL DO DESENVOLVIMENTO DO ESTUDO .......................................... 96
7.2 SOBRE AS AULAS .................................................................................................................. 97
7.3 SOBRE A TOMADA DE DADOS................................................................................................. 99
8 RESULTADOS/ ANÁLISE DOS DADOS ..............................................................102
8.1 ANÁLISE DAS QUESTÕES E PERCENTUAIS DE ERROS.............................................................. 102
8.1.1 Avaliação 1: MHS (Movimento Harmônico Simples).........................................................................102
8.1.2 Avaliação 2: espelhos planos e associação de espelhos planos.........................................................109