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SUMÁRIO
INTRODUÇÃO........................................................................................................................12
CAPÍTULO 1 - JUSTIFICATIVA...........................................................................................14
CAPÍTULO 2. OS CAMINHOS DA PESQUISA ...................................................................31
CAPÍTULO 3. UM POUCO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA
BRASILEIRA...........................................................................................................................41
3.1. Do descobrimento à República (1500 a 1890): ‘escolas-quartel’ e ‘escolas-asilo’........43
3.2. A República Velha (1889 a 1930) e o movimento de construção da escola pública
redentora: ‘oficina escola’ e ‘escola-oficina’. ..........................................................................45
CAPÍTULO 4. A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO CEFET-SP E SUA CONFIGURAÇÃO
ATUAL.....................................................................................................................................71
CAPÍTULO 5. MOTIVAÇÃO DA REFORMA: os argumentos econômicos, políticos e
sociais para a sua implementação.............................................................................................81
5.1. Categoria 1 - Motivação da Reforma ..........................................................................83
5.1.1 Subcategoria 1.1. – Argumentos Econômicos e Políticos.........................................84
5.1.2 Subcategoria 1.2. – Argumentos Sociais...................................................................88
CAPÍTULO 6. MODELO SEQUENCIAL/CONCOMITANTE: o desenho curricular da
educação profissional brasileira no contexto da complementaridade. .....................................96
6.1. Categoria 2 – Desenho Curricular ...............................................................................96
6.1.1. Subcategoria 2.1. – Modelo Integrado.....................................................................98
6.1.2 Subcategoria 2.2. – Modelo Seqüencial-concomitante ...........................................101
6.2.3 Subcategoria 2.3. – Formação de Nível Médio .......................................................106
6.2.4 Subcategoria 2.4. – Formação de Nível Superior....................................................110
CAPÍTULO 7. O PERFIL DO ALUNO DO CEFET-SP: o resultado da Reforma sob o ponto
de vista da formação profissional e da democratização do acesso.........................................120
7.1. Categoria 3 - Alunos..................................................................................................120
7.1.1 Subcategoria 3.1. – Perfil do aluno anterior à Reforma ..........................................121
7.1.2 Subcategoria 3.2. – Perfil do aluno atual.................................................................124
CAPÍTULO 8. LIMITE E PERSPECTIVAS DA AÇÃO DOCENTE: a análise da Reforma
na cotidianidade da Escola. ....................................................................................................138
8.1. Categoria 4 – Prática Pedagógica ..............................................................................138
8.1.1 Subcategoria 4.1. – Possibilidades de Ação dos Professores ..................................140
8.1.2 Subcategoria 4.2. – Limites na Ação dos Professores.............................................144
8.1.3 Subcategoria 4.3. – Perspectivas de Correção de Rumos........................................149
CAPÍTULO 9 – CONSIDERAÇÕES FINAIS ......................................................................157
9.1. A globalização da economia e seus reflexos na educação profissional.....................158
9.2. A visão dos professores sobre o impacto da reforma: lentes refinadas para
compreensão do fenômeno educativo................................................................................161
9.3. O ensino integrado como pilar da recuperação da Escola e da unificação
curricular no Ensino Médio. ...............................................................................................167
9.4. O que significa democratizar a Escola: estariam garantidas as condições de
acesso e permanência dos alunos indesejáveis? .................................................................170
9.5. Os professores como sujeitos da Educação e construtores de uma nova ordem
escolar 174
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ...................................................................................179
Legislação Consultada:...........................................................................................................187
APÊNDICE ............................................................................................................................190
ROTEIRO PARA AS ENTREVISTAS COM OS PROFESSORES.....................................190