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[...] a principal falha da escola no momento atual consiste em que a escola
não dá um volume suficiente de conhecimentos educacionais gerais e resolve
de forma insuficiente a tarefa de preparar, para o ensino técnico e para o
ensino superior, pessoas suficientemente alfabetizadas, dominando os
fundamentos científicos (física, química, matemática, língua nacional,
geografia e outras). Em conseqüência disso, a politecnização da escola
adquire, em alguns casos, características formais e não prepara as crianças
como construtores do socialismo desenvolvidos em todos os aspectos,
articulando a teoria com a prática e com o domínio da técnica.
Todas as tentativas de separar a politecnização da assimilação sólida e
sistemática da ciência, em especial da física, química e matemática, matérias
que devem ser colocadas na base, rigorosamente definidas e com programas
rigorosamente elaborados, planos de estudo e acompanhar-se com horários
estabelecidos rigorosamente, constitui-se numa enorme deturpação da idéia
da escola politécnica.
Além disso, a Deliberação continha uma avaliação crítica negativa da
realidade educacional russa, bem como das orientações de estudo e possíveis caminhos para
organizar o trabalho científico-investigativo:
Propor aos Narkomproses das repúblicas unidas organizar imediatamente um
estudo científico-marxista minucioso dos programas, assegurando neles
exatamente esferas claras de conhecimentos sistematizados (língua materna,
matemática, física, química, geografia, história), de modo a começar o
ensino em 1 de janeiro de 1932 com os programas revistos. [...]
Pela aplicação de variados métodos novos de ensino na escola soviética, que
possam contribuir para a formação de participantes com iniciativa e ativos na
construção socialista, é necessário lançar uma luta decisiva contra a mania
de se fazer projetos metodológicos levianos, a difusão em grande escala de
métodos não experimentados previamente na prática, que muito claramente,
nos últimos tempos, manifestaram-se na aplicação do chamado "método de
projetos". Seguindo a teoria antileninista da "extinção da escola", as
tentativas de colocar na base de todo trabalho escolar o chamado "método de
projetos" conduzem de fato à destruição da escola.
O Comitê Central determina aos Narkomproses das repúblicas unidas
organizar o trabalho científico-investigativo imediatamente, colocando-o no
nível necessário, conclamando as melhores forças partidárias para esta tarefa
e reconstruindo-o, rigorosamente, dentro dos princípios marxista-leninistas.
Considerando que parte integrante da educação comunista constitui-se no
ensino politécnico, o qual deve dar ao estudante os "fundamentos da
ciência", familiarizar os estudantes, na teoria e na prática, com todas as
importantes esferas da indústria, propiciar "estreita ligação do ensino com o
trabalho produtivo" – propõe-se aos Narkomproses das repúblicas unidas,
durante o ano de 1931, ampla instalação de rede de oficinas e salas de
trabalho das escolas, combinando este trabalho com a ligação da escola com
empresas, fazendas estatais, MTC [Estações de tratores e carros] e fazendas
coletivas na base de contratos (apud FREITAS, 1998, p.8).