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Competência II – Compreender a
proposta de redação e aplicar conceitos
das várias áreas de conhecimento para
desenvolver o tema, dentro dos limites
estruturais do texto dissertativo-
argumentativo
.
A Competência II tem o eixo na compreensão do
tema, a respeito do qual se pede uma reflexão por
escrito, sob a forma de texto dissertativo-
argumentativo. Na dissertação, o enunciador
apresenta explicitamente sua opinião, valendo-se
do recurso dos argumentos de apoio para
comprovar suas hipóteses e tese e assegurar o
desenvolvimento de seu projeto de texto.
Esta competência envolve dois grandes momentos:
o da leitura/interpretação da proposta e o da
compreensão transposta para o projeto de texto. O
participante deve exercer simultaneamente o papel
de leitor da proposta e produtor/leitor de seu
próprio texto.
Competência II – Compreender a
proposta de redação e aplicar conceitos
das várias áreas de conhecimento para
desenvolver o tema, dentro dos limites
estruturais do texto dissertativo-
argumentativo
.
A Competência II tem o eixo na compreensão do
tema, a respeito do qual se pede uma reflexão por
escrito, sob a forma de texto dissertativo-
argumentativo. Na dissertação, o enunciador
apresenta explicitamente sua opinião, valendo-se
do recurso dos argumentos de apoio para
comprovar suas hipóteses e tese e assegurar o
desenvolvimento de seu projeto de texto.
Esta competência envolve dois grandes momentos:
o da leitura/interpretação da proposta e o da
compreensão transposta para o projeto de texto. O
participante deve exercer simultaneamente o papel
de leitor da proposta e produtor/leitor de seu
próprio texto.
Competência III – Selecionar, relacionar,
organizar e interpretar informações,
fatos, opiniões e argumentos em defesa de
um ponto de vista.
Nesta competência espera-se que o participante,
em uma situação formal de interlocução, saiba
selecionar, relacionar, organizar e interpretar
informações, fatos, opiniões e argumentos
pertinentes para defender sua perspectiva sobre o
tema proposto. O que será avaliado nos textos
produzidos é a coerência na seleção, organização e
exposição dos argumentos para a defesa de ponto
de vista em relação ao tema e ao projeto de texto
desenvolvido.
Nesta competência, avaliam-se os recursos
coesivos empregados na modalidade escrita,
com vista à adequada articulação dos argumentos,
fatos e opiniões selecionados para a defesa do
ponto de vista sobre o tema proposto. Os
mecanismos coesivos são os responsáveis pela