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Capítulo1–Oprojetoinicial
1.1 O queeraidéia
OCinemanaRoçafoiconcebidoem2002paraserumprojetovoluntário
que realiza exibições gratuitas de filmes nacionais, em propriedades privadas de
localidades desprovidas de cinemas e videolocadoras dos 20 municípios que
reúnemosmaisbaixosÍndicesdeDesenvolvimentoHumano(IDH’s
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)doestadodo
Rio de Janeiro e que distem pelo menos 80 km da capital. Possui característica
itinerante, se configura pelo uso doméstico da imagem – principalmente pela
gratuitadedassessõeseporseremrealizadasemlocaisprivados–econtacomuma
estruturamontadaapartirdeumveículodemédioporte,noqualéfixadaatelae
acomodadososequipamentosnecessáriosparaasprojeções. Assessõesdeveriam
serrealizadasaoarlivre,sempreànoitee,inicialmente,eupretendiapercorreros
municípiosemumano,emumaviagemininterruptaecomexibiçõesdiárias.
Seu principal objetivo era estimular a população desses municípios –
principalmente os jovens – para a discussão sobre questões sociais brasileiras,
explorandoaexperiênciavividapelospersonagensdosfilmes,atravésdacriaçãode
debates ao término de cada sessão. Outro objetivo era tornar esse equipamento
cultural
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acessível e difundir produções cinematográficas brasileiras nessas
comunidades. O terceiro objetivo era promover o intercâmbio cultural entre as
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IDH – Índice de Desenvolvimento Humano. Denominação dada ao indicador criado pelo
economista paquistanês Mahbub ul Haq e utilizado pelo PNUD/ONU para mensurar o nível de
desenvolvimentohumanomundial.Consultadoem http://www.pnud.org.br/idh/em07/07/2007.
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“Equipamento cultural” é a designação dada pelo IBGE ao aparato e/ou infraestrutura
disponibilizadorade acessoàsatividades culturais.O estudo do IBGE sobre oqualse apóia este
trabalho avalia 17 tipos distintos de equipamentos culturais: bibliotecas públicas, estádios ou
ginásios,clubese associaçõesrecreativas, videolocadoras, lojasdediscos, CDsefitas,bandasde
música,livrarias,rádioFM,provedordeinternet,rádio AM,unidadesde ensinosuperior,teatros,
museus,cinemas,geradoradeTV,
shoppingcenter
eorquestra.VerMUNIC2001,p.138.