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5.1 Avaliação da influência da corrente pesada na qualidade de ignição da mistura
O objetivo desta comparação é analisar os aspectos relacionados à qualidade de
ignição e de combustão para cada resíduo/corte do petróleo selecionado para estudo. As
correntes pesadas usadas foram o resíduo de vácuo (RV), o resíduo asfáltico (RASF) e os
cortes dos petróleos 1, 2 e 3 (P1, P2, P3), que foram obtidos a partir de petróleos pesados e
asfálticos, após a remoção das frações leves até a faixa da nafta para ajuste do ponto de fulgor.
Os parâmetros de qualidade de ignição e de combustão foram avaliados usando o
CCAI e a metodologia analítica de combustão a volume constante.
5.1.1 Avaliação das amostras preparadas com resíduo de vácuo (RV)
As misturas que utilizam o resíduo de vácuo (RV) como corrente pesada foram
preparadas de acordo com as proporções indicadas na Tabela 5.2, que também apresenta suas
viscosidades e densidades.
Tabela 5.2 - Composição, viscosidade e densidade das misturas produzidas com o RV.
M01 M02 M03 M04 M05 M30 M31
RV %v/v
057,9 057,9 062,5 057,1 064,2 045,5 061,0
LCO %v/v
041,6 042,1 035,5 040,9 034,3 000,0 000,0
Q %v/v
000,5 000,0 000,0 000,0 001,5 000,0 039,0
GOP %v/v
000,0 000,0 002,0 002,0 000,0 054,5 000,0
ν
νν
ν
50
164,0 180,2 351,0 162,5 353,4 575,2 170,6
°API
011,5 011,4 011,3 011,6 011,3 016,3 018,9
Legenda: ν
50:
Viscosidade cinemática a 50°C, mm²/s °API – densidade, °API
Para o resíduo de vácuo (RV), foram obtidos os resultados para a qualidade de ignição
e de combustão apresentados na Tabela 5.3.
Tabela 5.3 - Parâmetros de qualidade de ignição e de combustão para as misturas produzidas
com o RV.
M01 M02 M03 M04 M05 M30 M31
CCAI
859,6 859,0 852,9 859,0 852,8 814,2 810,6
AI (ms)
15,65 16,20 15,30 16,15 15,80 7,30 9,30
ICP (ms)
20,20 20,90 19,45 20,70 20,35 8,80 12,15
FIA CN
<19,4 <19,4 <19,4 <19,4 <19,4 33,2 21,6
Legenda: CCAI: calculated carbon aromaticity index ICP: início da combustão principal
AI: atraso de ignição FIA CN: número de cetano obtido pelo FIA