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CASTRO, A. L. Culto ao Corpo e a Sociedade: mídia, estilos de vida e cultura de
consumo. São Paulo: AnanBlume Editoras, 2003.
(A autora mostra seu imbricamento no mundo contemporâneo com a industria da cultura ao
analisar revistas de grande circulação, mostrando-nos a preocupação da sociedade em cultuar um corpo
bem torneado. Mapeando um estilo de vida, através das atividades físicas no culto ao corpo.).
____________ “Corpo, consumo e mídia”. In Revista comunicação, mídia e
consumo. São Paulo: Ed. ESPM, 2004.
(Ao participar desse compêndio de textos relacionados ao tema: Corpo, Consumo e Mídia; a
autora desenvolve sua participação discutindo o culto ao corpo como estilo de vida. Abordando o papel
da mídia em temas como sociabilidade e distinção social.).
CASTRO, A. L.; BUENO, M. L. (Orgs). Corpo Território da Cultura. São Paulo,
AnanBlume Editoras, 2005.
(Essa coletânea de ensaios oferece umas reflexões densas, rigorosas e originais sobre o tema
do título. Demonstrando-nos que a relação entre corpos é repleta de ambigüidades, completando os
espaços ,transformando a história.).
CUNHA, K. Configuração de uma Plástica: do corpo à moda. Tese de Mestrado
em Comunicação e Semiótica. PUC: São Paulo. 1998.
__________. Do Corpo Perfeito à Ausência do Corpo. Tese de Doutorado em
Comunicação e Semiótica. PUC: São Paulo. 2004.
(“O corpo personifica o homem, presentificando-o e o instaurando no mundo”. Desta maneira a
autora trabalha em sua tese a representação do corpo nos dias atuais. Voltando ao seu paradoxo da
padronização e diferenciação; apresentando o corpo como uma poderosa e multifacetada instituição
política. Voltando ao seu paradoxo instaurado: padronização e diferenciação.).
ERNER, G. Vítimas da Moda? Como a criamos por que a seguimos. São Paulo:
Ed. SENAC, 2005.
(O autor revela neste livro como tendências e estilos são definidos, como marcas são criadas,
questionando por que a tudo isso seguimos, analisando os estímulos que levam as pessoas a consumir
desesperadamente regras impostas por determinadas facções do meio.).
LIPOVESTSKY, G. O Império do Efêmero: a moda e seus destinos nas
sociedades modernas. São Paulo: Ed. Companhia das Letras, 1999.
(Marco essencial, literatura quase que obrigatória no meio acadêmico, muito embora
questionado por seus pares, esse texto de Lipovestsks aborda de forma clara o papel da moda
(comandando nossas sociedades) no mundo moderno. Considerando a moda como uma das belas-artes.
Segundo o autor: “A moda consumada vive de paradoxos: sua inconsciência favorece a inconsciência;
suas loucuras, o espírito de tolerância; seu mimetismo, o individualismo; sua frivolidade, o respeito pelos
direitos do homem.).