250
proporções e raízes quadradas, cúbicas e quartas. A integral e a diferencial em superfícies
curvas e parabólicas. Usa-se mais a trigonometria nas variações do seno também em
superfícies curvas. Não sei se a coisa melhorou pois no meu tempo era assim mesmo.
6 - A eficiência dos cursos antes da 5.692/71 se baseava em um currículo desenvolvido pela
Secretaria de Educação por equipe formada por professores dos cursos técnicos. Esse
currículo não podia ser alterado pelo professor, que se obrigava a cumprir a risca. Cada
disciplina possuía um elenco de matérias a serem desenvolvidas. Esses sistema sofreu
inúmeras criticas pois os cursos eram elitizados. O exame de admissão cortava pelo menos
50% e no final do curso diplomavam-se apenas 20%. O custo era alto chegando algumas
escolas a terem um percentual de funcionários em relação aos alunos de 40%.
7 – A metodologia do ensino era clássica. Aulas teóricas e salas de aula e práticas em
laboratórios que no ensino agrícola denominava-se Campo escola, além de laticínio, Segeria,
Oficinas de Carpintaria, Ferraria, criação de animais, Pomares, tecnologia, casa de máquinas
agrícolas, oficinas de reparos, combustíveis, animais de tração, etc. O aluno estudava o dia
todo. A nota variava de zero a dez (Esta condição foi alterada pela 5.692/71 e a nota passou a
ser de conceito ). Boa alimentação, vestuário gratuito, lavanderia, bons dormitórios, quadras
de esporte, Tênis, Futebol, Vôlei, Basquete, Atletismo, bailes, festas.
8 – A disciplina era do tipo militar, ordem unida, canto, hinos, fanfarras, uniformes. As
penalidades eram advertências, suspensão e expulsão.
9 – A Escola praticava certo fomento agropecuário com a Comunidade, pois inovava técnicas
agrícolas, tais como tratos culturais, aração, curvas de nível, adubação química. O posto de
monta possuía reprodutores selecionados, tanto o gado bovino, suíno, caprino, asinino, patos,
gansos, galineaceos e laparos.
As oficinas produziam e consertavam moveis escolares na própria escola e das outras escolas
do Estado na Cidade.
Havia na Escola um laboratório de análises de solo para atender aos agricultores.
O serviço médico e odontológico atendia não somente a escola, seus alunos e funcionários,
como também a população das vilas próximas.
10 – A produção agrícola mais importante era o Café, suficiente para fornecer para a
Secretaria de Educação e sua venda proporcionar verbas para manutenção de equipamentos.
11 – Quando se instalou a Unesp em Botucatu a escola mantinha intercâmbio tecnológico.
Assisti e tomei parte em algumas pesquisas tais como cirurgia e partos em grandes animais
com anestesia, sobre alimentação de ruminantes e o comensalismos, sobre imunizantes e
fungicidas para o tratamento de madeiras, cruzamento de espécies frutíferas, vegetais,
pesquisa sobre tratos, [incompreensível] sobre o algodão, milho e forrageiras, sobre selagem.
12 – A Escola sofreu modificações e influencias outras principalmente mercê ao seu alto
custo de manutenção, devido ao regime de internato, eis que não somente escolas mais
também hotel. Também o fato de a Escola manter o curso ginasial concomitante com a
formação profissional e posteriormente o curso colegial (2º grau) tudo gratuito, fazia com que
a escola recebesse anualmente enorme contingente de alunos vindos de outras regiões,
chegando ao ponto de receber alunos do Acre, do Piauí, Maranhão, etc.
Vários problemas foram ocasionados por essa prática, pois no período de férias onde se
aproveitava para trocar os colchões, pintar os prédios, trocar as carteiras e outros móveis,
consertar os bebedouros e principalmente a cozinha, os alunos desses estados abandonados
pelos Pais não possuíam recursos para gozar as férias e viajar. Tivemos que apelar para a
Secretaria fornecer verbas para isso o que sempre foi difícil. Os regulamentos do ensino da
época não permitiam que a escola exigisse um mínimo, representado pelo menos por uma
escola de dentes, necessitando fornecer ao aluno indigente todo o necessário.
Ao mesmo tempo que isso acontecia os candidatos moradores da região não freqüentavam a
escola pois diziam ser uma escola de marginais.