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• As modalidades pragmáticas: que indicam a responsabilidade das instâncias
enunciativas em relação às ações , intenções , razões, etc, na proposição de um
conteúdo temático. Ex.: Quis gritar, mas não pôde; pretendia sair mais cedo; se
soubesse o que estava para acontecer... (grifos do autor). (Baltar, 2003, p. 88)
De acordo com estas definições, passarei a argumentar com relação às modalizações
observáveis na obra de VS, sempre retomando os conceitos ora mencionados.
Para o desenvolvimento da análise, transcreverei o texto 15 do nosso corpus intitulado “O
Inseto”, que constituirá o texto- exemplo para observação das modalizações:
“(1) Que todos sabem que ELM parece um zoológico durante as aulas, não é
novidade”.
(2) Que nossa sala possui abutres, hienas, medusas, cavalos e muito mais também
não é novidade.
(3) O que ninguém esperava é que o zoológico de ELM pudesse ser abalado por
uma simples e insignificante Jongo anus pretus vermelhinhus.
(4) Os meses se passaram e cada vez mais ELM era eletrocutada por enormes
tensões causadas pelas mais insólitas correntes alternadas de um circuito RLC série.
(5) Como um ser tão ínfimo, que mal consegue conjugar o verbo estar e realizar
operações com potência de dez, conseguia derrubar os grandes marginelms?
(6) A resposta é óbvia. Nunca entendemos nada da aula, mesmo porque até pouco
tempo antes do míssil final nós não tínhamos aula e sim uma máquina de copias
que tirava o xérox dos exercícios e matérias no quadro negro obrigando-nos a
dormir ou realizar guerras de papel (sendo as bolinhas os concordes apressados).
(7) O primeiro animal da sala vítima de Junu foi Lacraia que, revoltado ao ouvir, de
acordo com seus conhecimentos, a pior explicação de favor que uma pessoa poderia
dar, resolveu fazer uma greve solitária repondo suas horas de sono na aula.
(8) Medusa aproveitava a aula para colocar a pauta do Tíbia em dia e jogar
amistosas partidas com o Hiena, que depois de copiar tudo, representava os
interesses de Diego no campo do xadrez. Tudo é na base dos GPs*.
(9) Os marginelms aproveitavam a aula para testar as novas técnicas desenvolvidas
para o extermínio de professores e marcar o pagodão no Sitio do Valles. Body
Mass, juntamente com Rulição, Monlevade e B. Viadinho, marcava as suas
periódicas visitas ao Happy News neste meio tempo. Junu anus contra atacava com
listas faraônicas de exercícios, além de prender a turma até o meio dia, o que
particularmente mais me irrita.
(10) Bom, sendo assim, após trancos e barrancos, o grande dia da PROVA havia
chegado.
(11) Confesso que muitos estavam confiantes, inclusive eu, em relação à prova.
Faltavam poucos pontos para quase toda a sala passar na disciplina, na matéria e o
sentimento de liberdade próxima era comum a todos. Junu entrou esbravejando
qualquer coisa com Abutre e entregou logo a bomba para que a ansiedade fosse
substituída pelo desespero. E deu certo!
(12) Nunca vi tantas expressões depressivas ao mesmo tempo em toda a história de
Elm. Nem quando o Inútil estragou acidentalmente o revezamento Elm se viu em
tão grande crise. Só pra começo de conversa, eu não sabia fazer mais da metade da
prova e não havia ninguém para socorrer.
(13) O “Aspirante a nariga” na minha frente pegou uma prova diferente – isso
mesmo, o ser insignificante citado no início do texto conseguiu de forma milagrosa
fazer dois tipos de provas – e Elmiguelm, O Bruto, sentou-se a quilômetros de
distância.