24
qualidade e/ou reduzir os custos, poderá perder o contrato e ser substituída por
outro concorrente de melhor desempenho.
Na verdade não existem incentivos nas atividades internas de serviços e
apoio nas grandes empresas. Dificilmente um gerente responsável por esse
trabalho, será bem visto, ou será promovido a esferas mais altas da empresa.
Drucker descreve um importante cenário para prestadores de serviços:
”Quarenta anos atrás, os custos dos serviços administrativos, de
manutenção e de apoio não representavam mais que 10 ou 15 por cento
do total de custos. Enquanto eles eram marginais, sua baixa
produtividade não era importante. Agora, que eles estão próximos de 40
por cento, não mais podem ser postos de lado. Mas os sistemas de
valores são difíceis de mudar. Afinal de contas, o negócio da escola
superior não é alimentar rapazes e moças; é ensinar a pesquisar.
Porém, se os trabalhos administrativos, de manutenção e de apoio
forem feitos por um contratante externo, ele poderá oferecer
oportunidades, respeito e visibilidade. Como funcionários de uma escola,
os gerentes de refeitório dos alunos nunca passarão de subalternos.
Numa empresa de serviços de alimentação, eles podem chegar à vice-
presidente, encarregados da alimentação de alunos em uma dúzia de
escolas; podem até chegar a CEO´s de suas empresas. Se ocorrer um
problema na sua própria empresa, existem pessoas experimentadas a
quem recorrer. Se ele descobre como realizar melhor o trabalho, ou
como aperfeiçoar o equipamento é bem recebido e ouvido. O mesmo
vale para a firma independente que assume a contabilidade dos clientes
na empresa de fundos mútuos. Numa grande empresa de manutenção
de hospitais, algumas das mulheres que começaram, há 12 ou 15 anos,
empurrando aspiradores de pó, são hoje chefes de divisão ou vice-
presidente, e possuem parcelas substanciais de capital da empresa.
Como funcionárias do hospital, a maioria delas ainda estaria empurrando
aspiradores de pó.”( Drucker 2002, p.183)
2.2 CONTROLE DE GESTÃO.
2.2.1 Relevância do Controle de Gestão.
Um dos grandes problemas encontrados em diversos tipos de organização é
relativo ao uso de medidas inadequadas no processo de avaliação de