“Um fato curioso ocorreu com uma empresa de transportes próxima de
nós, o caso chegou ao nosso conhecimento e nos levou à reflexão. O que
ocorreu é que as pessoas da consultoria contratada por esta empresa,
assumiram o controle da implementação, porém não conheciam bem o
sistema SASSMAQ, era relativamente nova, o consultor havia feito uma
bateria de cursos e tinha menos de um ano de experiência em
implementação, e não entendia bem as expectativas da empresa e a demora
de quase cinco meses para elaborar procedimentos, resultou em uma
acomodação dos funcionários envolvidos, os quais passaram a se dedicar a
suas atividades do dia-a-dia e menos ao processo de implementação. Dessa
forma, a consultoria não conseguiu colaborar muito, o que resultou no
cancelamento do contrato. Quando o caso chegou ao Carvalhão optamos
pelo consultor e professor do curso que participei em São Paulo, pois
dentre outras atribuições, o consultor havia feito parte da comissão que
criou o SASSMAQ junto à ABIQUIM e às industrias químicas e também
porque sua empresa tinha uma boa reputação em São Paulo”.
Escolhida a consultoria, seguiu-se um evento para divulgação do SASSMAQ a todos os
funcionários, ocasião em que a direção da empresa, orientada pela consultoria, mostrou a todos a
importância do SASSMAQ para os negócios e declarou seu comprometimento com o sucesso do
programa, solicitando a participação e o envolvimento de todos. Em especial, conforme revelou o
coordenador, a conscientização geral dos funcionários para a importância da implementação, e a
elaboração participativa dos procedimentos e preenchimento de formulários por funcionários,
chefias e diretoria exigiram os mais altos níveis de esforços.
A estrutura utilizada pela consultoria era composta de apenas um consultor durante os
primeiros dois meses, o qual no primeiro mês, comparecia à empresa uma vez por semana para
orientar quanto à elaboração e revisão dos manuais, procedimentos, e dava as orientações
necessárias quanto à legislação de produtos perigosos e suas relações com a área ambiental, além
de ajudar a implementar aqueles procedimentos que não estavam sendo usados, em resumo,
preparar todo o trabalho necessário para a certificação e no quarto mês que precedeu a
certificação, houve a presença de dois consultores, durante duas vezes por semana. Durante todo
o processo não houve substituição de pessoal envolvido na implementação.
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