47
Fonte: Desenvolvido pelo autor.
3.3 Coleta de dados: instrumento e procedimento
Para desenvolver o questionário de pesquisa, foi seguida a metodologia sugerida por Marconi
e Lakatos (2005). O assunto a ser pesquisado foi dividido em três temas: mudanças no varejo
alimentício e seu impacto nos resultados dos negócios das indústrias de bens de consumo não-
duráveis, estratégias de trade marketing e estruturas de trade marketing. O quadro 3.2
apresenta quais perguntas elaboradas atendem a cada um dos temas anteriormente
mencionados. Uma vez com os temas definidos, as perguntas foram elaboradas, alternando
perguntas fechadas (aquelas onde o informante escolhe entre duas opções), perguntas de
múltipla escolha (são perguntas fechadas com várias escolhas possíveis) e perguntas abertas,
que permitem ao informante responder de forma mais abrangente e emitir opiniões, de acordo
com a complexidade do tema a ser investigado (quanto mais complexo o tema, mas
abrangente foi o tipo de pergunta elaborada).
Quadro 3.2 Divisão de perguntas por tema
Tema Perguntas
Mudanças no varejo e impacto na indústria 2, 3, 4
Estratégias de trade marketing 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22,
23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34,
35
Estruturas de trade marketing 1, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42,
43, 44, 45, 46, 47, 48, 49, 50, 51, 52, 53
Fonte: Desenvolvido pelo autor.
Para obter as respostas necessárias, o questionário foi elaborado com perguntas elaboradas
levando em consideração a classificação apresentada por Marconi e Lakatos (2005). Foram
utilizadas diversas formas de perguntas, entre as quais perguntas abertas (permitem que o
respondente aborde de forma livre a pergunta), dicotômicas (àquelas com alternativas fixas