SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ..........................................................................................................11
1. ASPECTOS GERAIS SOBRE AS INTENCIONALIDADES DO CAPITAL NA
EDUCAÇÃO SUPERIOR ..........................................................................................15
1.1. Intencionalidades do capital como forma de privatização ..................................15
1.2.
As intencionalidades do capital na relação trabalho-conhecimento-técnica e
educação superior: a importância da análise espacial
..............................................19
1.3. As intencionalidades do capital humano na relação trabaho-conhecimento-
técnica e educação superior ..................................................................................... 23
1.4. Espaço metropolitano, desemprego, educação superior e a busca pela
“qualificação”............................................................................................................. 27
1.5. Elementos privatizantes na Educação Superior Pública no período da ditadura
militar no Brasil ..........................................................................................................31
2. A EXPANSÃO DAS IES (INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR) PRIVADAS E
INTENSIFICAÇÃO DAS INTENCIONALIDADES DO CAPITAL NAS IES
PÚBLICAS: A ERA NEOLIBERAL ......................................................................... 34
2.1. Propostas, políticas e estratégias ...................................................................... 34
2.2. Algumas abordagens sobre o crescimento das IES privadas ........................... 36
2.3. O PROUNI (Programa Universidade para Todos) ............................................ 42
2.4. A expansão e interiorização da educação superior pública inseridas na
intencionalidade do capital ....................................................................................... 44
2.5. O papel do Estado como avaliador do ensino superior nos moldes da
produtividade mercantil-corporativa ......................................................................... 47
2.6. O papel das fundações privadas ditas de apoio como fomentadoras das
parcerias entre universidade-empresa ..................................................................... 50
3. AS PARCERIAS COM OS SETORES EMPRESARIAIS E A AMPLIAÇÃO DAS
TERRITORIALIDADES MERCANTIL-CORPORATIVAS NO ESPAÇO DA
UNIVERSIDADE PÚBLICA ..................................................................................... 56
3.1. Territorialidades mercantil-corporativas e transformações do “ethos” da
universidade pública ................................................................................................. 56
3.2. As parcerias com os setores privados no âmbito da pesquisa e desenvolvimento
tecnológico................................................................................................................ 61
3.3. As incubadoras universitárias de empresas como prestadoras de serviços
................................................................................................................................... 66
3.4. O ensino de pós-graduação encomendado na universidade pública ............... 69
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................. 72
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .................................................................... 76