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Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Programa de Pós-graduação em
Políticas Públicas e Formação Humana
LEONARDO CHAGAS DE BRITO
AS PARCERIAS ENTRE SETOR EMPRESARIAL E UNIVERSIDADE:
AMPLIAÇÃO DAS TERRITORIALIDADES MERCANTIL-
CORPORATIVAS NO ESPAÇO PÚBLICO ACADÊMICO.
Rio de Janeiro
Outubro de 2007
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Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Programa de Pós-graduação em
Políticas Públicas e Formação Humana
LEONARDO CHAGAS DE BRITO
AS PARCERIAS ENTRE SETOR EMPRESARIAL E UNIVERSIDADE:
AMPLIAÇÃO DAS TERRITORIALIDADES MERCANTIL-
CORPORATIVAS NO ESPAÇO PÚBLICO ACADÊMICO.
Dissertação apresentada no
Programa de s-graduação em
Políticas Públicas e Formação
Humana da Universidade do Estado
do Rio de Janeiro, como requisito
máximo para a obtenção do título de
mestre em Políticas Públicas e
Formação Humana.
Orientador: Pablo Amadeo Gentili
Rio de Janeiro
Outubro de 2007
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Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Programa de Pós-graduação em
Políticas Públicas e Formação Humana
Autor: Leonardo Chagas de Brito
AS PARCERIAS ENTRE SETOR EMPRESARIAL E UNIVERSIDADE:
AMPLIAÇÃO DAS TERRITORIALIDADES MERCANTIL-CORPORATIVAS NO
ESPAÇO PÚBLICO ACADÊMICO.
Orientador: Pablo Amadeo Gentili
Aprovada em: _______/_______/_______
EXAMINADORES:
Prof. Dr. Pablo Amadeo Gentili ______________________________________
(Presidente)
Prof
a
. Dr
a
. Deise Mancebo ______________________________________
Prof. Dr. Roberto Leher ______________________________________
Rio de Janeiro, 03 de outubro de 2007.
iv
Dedico este trabalho aos meus pais
que fizeram, e fazem até hoje,
incríveis e incansáveis esforços
físicos, econômicos e emocionais
em benefício de minha vida
acadêmica desde a pré-escola.
v
AGRADECIMENTOS
Agradeço aos professores da graduação em Licenciatura Plena em Geografia
da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de
Janeiro, sobretudo àqueles que estiveram mais próximos do meu trabalho e
desenvolvimento acadêmico como a Profª Drª Cátia Antônia da Silva, Prof. Dr.
Floriano José Godinho, Prof. Dr. Andrelino Campos, e em especial, ao Prof. Cláudio
Barbosa da Costa (in memorian), que me fez despertar sobre a necessidade de
pensar e transformar a Universidade.
Agradeço aos professores do Programa de Políticas Públicas e Formação
Humana pela grande contribuição na minha formação acadêmica e tratar de
assuntos históricos e atuais sobre o tema, de forma significativa e com tamanha
propriedade. Em especial agradeço o Prof. Dr. Pablo Gentili por ter contribuído com
sua obra sobre o tema “privatização da Universidade”, ter me dado a oportunidade
de trabalhar no Laboratório de Políticas Públicas pela sua importância nacional e
internacional na área de ciências humanas, e por me tornar um pesquisador
autônomo com suas significativas contribuições. Agradeço também ao Prof. Dr.
Gaudêncio Frigotto pela contribuição, tato e interesse com relação a minha formação
teórica, metodológica e acadêmica.
Agradeço a Profª. Drª Deise Mancebo por fazer parte da banca de
qualificação, possibilitando significativas contribuições e por participar da banca de
avaliação final. Da mesma forma agradeço o Prof. Dr. Roberto Leher por ter se
demonstrado interessado em meu trabalho por dar uma contribuição crucial na
correção da dissertação.
vi
Agradeço a Profª. Drª. Maria de Fátima de Paula, por acreditar em meu
trabalho e por contribuir com o desenvolvimento desse projeto quando era apenas
um embrião.
Agradeço à minha esposa Doris Moura Campos, pela compreensão e
paciência nos momentos de irritação e ansiedade, e por me escutar nos momentos
de angústias.
Agradeço ao meu irmão Leandro Chagas de Brito por sempre estar disposto a
consertar o computador quando ocorria algum problema.
Agradeço aos amigos da graduação Leandro Dias e Guilherme Ribeiro que
estiveram sempre dispostos a me escutar e me apoiar.
Agradeço aos alunos do mestrado e doutorado do PPFH e ao pessoal da Ilha
do Governador que sempre me fizeram relaxar nos bares no entorno da Uerj e nos
churrasquinhos de final de semana.
vii
“que se pinte de negro, que se pinte de mulato, que se pinte de operários e de
camponeses, que se pinte de povo, porque a Universidade não é patrimônio de
ninguém e pertence ao povo...”
(Ernesto “Che” Guevara)
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Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Programa de Pós-graduação em
Políticas Públicas e Formação Humana
AS PARCERIAS ENTRE SETOR EMPRESARIAL E UNIVERSIDADE:
AMPLIAÇÃO DAS TERRITORIALIDADES MERCANTIL-CORPORATIVAS NO
ESPAÇO PÚBLICO ACADÊMICO.
RESUMO
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Leonardo Chagas de Brito
Neste trabalho pretendemos identificar como as parcerias público-privadas
entre universidade e agentes empresariais contribuem para a ampliação das
territorialidades mercantil-corporativas no interior do espaço público acadêmico, no
que se refere aos seus sistemas de ações e de objetos, caracterizando um processo
de privatização no contexto neoliberal.
Consideramos que o processo histórico e dialético, não dissociado no tempo
e no espaço, explica fundamentalmente os vínculos diretos e indiretos da Educação
Superior no Brasil com os setores empresariais.
A revolução técnico-científica-informacional, o processo de globalização
econômica capitalista e o projeto neoliberal constituem-se em macro referências que
inter-relacionadas possibilitam a compreensão das transformações em curso sobre a
reestruturação do Estado e os rios processos de reestruturação e privatização da
educação superior no Brasil.
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Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Programa de Pós-graduação em
Políticas Públicas e Formação Humana
THE PARTNERSHIPS BETWEEN CORPORATE AGENTS AND UNIVERSITY:
ENLARGEMENT OF THE BUSINESS-CORPORATE TERRITORIALITY WITHIN
THE ACADEMIC PUBLIC SPACE.
ABSTRACT
MASTER DEGREE DISSERTATION
Leonardo Chagas de Brito
My aim here is to find out how the public and private partnership between
university and corporate agents contribute to the enlargement of the business-
corporate territoriality within the academic public space, with respect to their systems
of actions and objects, characterized as a process of neoliberal privatization.
My claim is that the historical and dialetical process, that is not dissociated in
time and in space, can explain the direct and indirect ties between Higher Education
and corporate sectors.
The techno-scientific information revolution, the capitalist process of economic
globalization and the neoliberal project are macro references that, when related,
make possible the understanding of the process of the reestructuration of the State
and also the processes of reestruturation and privatization of the Higher Education in
Brazil.
x
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ..........................................................................................................11
1. ASPECTOS GERAIS SOBRE AS INTENCIONALIDADES DO CAPITAL NA
EDUCÃO SUPERIOR ..........................................................................................15
1.1. Intencionalidades do capital como forma de privatização ..................................15
1.2.
As intencionalidades do capital na relação trabalho-conhecimento-técnica e
educação superior: a importância da análise espacial
..............................................19
1.3. As intencionalidades do capital humano na relação trabaho-conhecimento-
técnica e educação superior ..................................................................................... 23
1.4. Espaço metropolitano, desemprego, educação superior e a busca pela
“qualificação”............................................................................................................. 27
1.5. Elementos privatizantes na Educação Superior Pública no período da ditadura
militar no Brasil ..........................................................................................................31
2. A EXPANSÃO DAS IES (INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR) PRIVADAS E
INTENSIFICAÇÃO DAS INTENCIONALIDADES DO CAPITAL NAS IES
PÚBLICAS: A ERA NEOLIBERAL ......................................................................... 34
2.1. Propostas, políticas e estratégias ...................................................................... 34
2.2. Algumas abordagens sobre o crescimento das IES privadas ........................... 36
2.3. O PROUNI (Programa Universidade para Todos) ............................................ 42
2.4. A expansão e interiorização da educação superior blica inseridas na
intencionalidade do capital ....................................................................................... 44
2.5. O papel do Estado como avaliador do ensino superior nos moldes da
produtividade mercantil-corporativa ......................................................................... 47
2.6. O papel das fundações privadas ditas de apoio como fomentadoras das
parcerias entre universidade-empresa ..................................................................... 50
3. AS PARCERIAS COM OS SETORES EMPRESARIAIS E A AMPLIAÇÃO DAS
TERRITORIALIDADES MERCANTIL-CORPORATIVAS NO ESPAÇO DA
UNIVERSIDADE PÚBLICA ..................................................................................... 56
3.1. Territorialidades mercantil-corporativas e transformações do “ethos” da
universidade pública ................................................................................................. 56
3.2. As parcerias com os setores privados no âmbito da pesquisa e desenvolvimento
tecnológico................................................................................................................ 61
3.3. As incubadoras universitárias de empresas como prestadoras de serviços
................................................................................................................................... 66
3.4. O ensino de pós-graduação encomendado na universidade pública ............... 69
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................. 72
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .................................................................... 76
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