Download PDF
ads:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
MONICA BORGES MONTEIRO
A ATUALIDADE DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE NA ALFABETIZAÇÃO DE
JOVENS E ADULTOS: DIALOGANDO COM A ANIMAÇÃO CULTURAL
RIO DE JANEIRO
2007
ads:
Livros Grátis
http://www.livrosgratis.com.br
Milhares de livros grátis para download.
iii
MONICA BORGES MONTEIRO
A ATUALIDADE DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE NA ALFABETIZAÇÃO DE
JOVENS E ADULTOS: DIALOGANDO COM A ANIMAÇÃO CULTURAL
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-
graduação em Educação da Universidade
Federal do Estado do Rio de Janeiro como
requisito parcial para a obtenção do tulo de
Mestre em Educação.
Orientador: Prof. Dr. Diógenes Pinheiro
RIO DE JANEIRO
2007
ads:
iv
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - CCH
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
MONICA BORGES MONTEIRO
A ATUALIDADE DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE NA ALFABETIZAÇÃO DE
JOVENS E ADULTOS
Aprovado pela Banca Examinadora
Rio de Janeiro, ______/______/______
____________________________________________________
Prof. Dr. DIÓGENES PINHEIRO
____________________________________________________
Prof. Dr. VICTOR ANDRADE DE MELO
_____________________________________________________
Profª. Drª. CARMEN SANCHES
v
Com carinho a Nelma Barbosa e Michelle Rose
Barbosa Abdon Abdelnor por suas existências
em minha vida. Mãe e irmã que me fizeram
compreender que “somos o que vivenciamos”.
vi
À companheira e amiga Monica de Carvalho e
Silva e ao mestre Prof. Dr. Victor Andrade de
Melo, sem eles não seria possível a
concretização desse trabalho.
vii
AGRADECIMENTO
Muitos me ajudaram direta e indiretamente no trabalho que empreendi para a
realização desta dissertação. Seria impossível agradecer a todos!
Os amigos do grupo de pesquisa ANIMA: Lazer, Animação Cultural e Estudos
Culturais, especialmente a Profa Angela Brêtas, à Profa Maria Inês, o Prof Alex Pina, a
Monica Carvalho, o Prof Fábio Peres e o Prof Victor Melo, suportaram estoicamente a “crises
de mestranda”, carregando minhas energias com alegria, para que eu pudesse prosseguir.
Ir a Maré foi sempre um prazer e jamais poderei retribuir tudo o que recebi. Este
trabalho o será suficiente para retribuir tanto carinho. Agradeço sobretudo a Nilza Oliveira
e ao José Luiz; a amizade desses dois é uma honra para mim. E haveria muitos outros
moradores com lições de vida que jamais esquecerei.
Agradeço aos professores e colegas do Mestrado em Educação da UNIRIO, em
especial ao meu orientador Diógenes Pinheiro, sua amizade é motivo de alegria para mim. A
professora Carmem Sanches (UNIRIO), que contribuiu durante todo o processo, soube fazer
criticas em tom de elogios, além de levantar inúmeras questões.
Não tenho palavras nem gestos que possam retribuir à minha amada amiga Profa
Marisa Leal. Foi ela quem, durante a existência do PAJA, acendeu em mim a ânsia de
aprender a ensinar com/para os jovens e adultos. Faço votos que a vida sempre lhe sorria.
Também agradeço a todos os educadores do PAJA, em especial a Profa Cecília Mollica, a
Profa Eliana Souza, a Profa Ana Paula Abreu, a Profa Maria dia, a Profa Maria Aguilera, ao
Prof. Rodrigo Alípio, a técnica Solange e a técnica Selma, pelo apoio e cooperação para
realização desta pesquisa.
Agradeço ao Projeto Conexões de Saberes: Profa Dra Maria Elena, Profa Dra Alba
Castelo Branco, Celeste Lima e a todos os conexistas, pelos ensinamentos adquiridos no
cotidiano.
Por ultimo, agradeço a meus familiares.
Espero que toda as pessoas que conheci nesta experiência educacional, que mudaram
para sempre a minha vida, possam estar neste momento felizes e com tranqüilidade.
viii
RESUMO
Este estudo é uma experiência alfabetizadora na concepção de Paulo Freire tendo
como referência ou, melhor dizendo, compreendendo a animação cultural como constitutiva
desse processo (ensinar e aprender a ler e a escrever). Tem por objetivo abordar a atualidade
da herança intelectual de Paulo Freire no âmbito de um programa de alfabetização para jovens
e adultos que residem em espaços populares, considerando a dimensão cultural nas práticas
cotidianas, como tentativa de buscar novas possibilidades metodológicas para a Educação
para Jovens e Adultos (EJA). Apresento um estudo de caso do Programa de Alfabetização da
UFRJ para Jovens e Adultos em Espaços Populares (PAJA) no Rio de Janeiro como
experiência para pensarmos a atualidade do pensamento de Paulo Freire. A partir das
experiências com animação cultural constrmos este estudo, que teve como característica a
descoberta cotidiana, justificando o pressuposto de que o conhecimento não é algo acabado,
mas uma construção que se refaz constantemente.
Palavras-chave: alfabetização de jovens e adultos, pedagogia de Paulo Freire, formação de
educador e animação cultural.
ix
ABSTRACT
This study is an experience in the teaching of reading and writing in the
conception of Paulo Freire, having as refence, or better, uderstanding of
animação culturalas part of this process (to teach how to read and write). It
has as a goal (an objective) to take on the reality of the intelectual heritage of
Paulo Freire in the field of a program of teaching youngsters and adults, of
popular areas, how to read and write, considering the cultural dimensions of
daily practices as an attempt to reach new methodologic possibilities for the
Educação para Jovens e Adultos” (EJA) Education for Youngsters and
Adults. Here, I present a study of this case of Alphabetical Program of the UFRJ
for Youngsters adn Adults in Popular Areas (PAJA), in Rio de Janeiro, as an
experience for us to think of the reality of the thinking of Paulo Freire. From
these experiences with animação cultural (cultural animation) we have built
this sutdy which has as a characteristic the daily discovery, justifying that the
presumption of a knowledge is not sometinhg finished, but it is a construction of
something which is constantily renewed.
Key-words: Education for Youngsters and Adults – Paulo Freirs pedagogy
animação cultural
x
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1
Apresentação 1
Justificativa do estudo 4
Metodologia 10
CAPÍTULO I - Políticas públicas para educação de jovens e adultos
12
1.1 – Breve histórico da educação de jovens e adultos 12
1.2 - Educação Popular (EP) 17
1.2.1 - Participação dos movimentos sociais 17
1.1.2 - A formação do educador 18
1.3 - O Programa Brasil Alfabetizado 20
1.4 - O Programa de Alfabetização da UFRJ para Jovens e Adultos (PAJA) 23
1.4.1 - A formação inicial e continuada dos educadores 26
1.4.2 - A realização das atividades culturais 29
CAPÍTULO II - As características da pedagogia de Paulo Freire
34
2.1 - Quem inspirou Paulo Freire? 35
2.1.1 – A dialética defendida por Freire 38
2.2O momento histórico do nascimento da pedagogia freiriana 41
2.3O legado de Paulo Freire 44
2.3.1 – A Pedagogia do Oprimido 46
2.3.2 - O Método de Paulo Freire 48
CAPÍTULO III - A política cultural
60
3.1 - Superando objetivos humanistas 63
3.2 – Cultura e sociedade 66
3.3 – A urgência de uma política cultural 68
CAPÍTULO IV – A animação cultural atualizando a ação cultural de Paulo Freire
81
4.1 - As relações dos Estudos Culturais com a Animação Cultural 81
4.2 - A construção conceitual da Animação Cultural e as aproximações com o pensamento de Paulo
Freire
83
CAPÍTULO V – A animação cultural e as experiências na Vila do João/Maré
91
5.1 – Plano metodológico do PAJA 91
5.2 – Relato de experiências: alfabetização partindo da palavra 92
CONSIDERAÇÕES FINAIS
102
REFERÊNCIAS 107
ANEXOS 111
Livros Grátis
( http://www.livrosgratis.com.br )
Milhares de Livros para Download:
Baixar livros de Administração
Baixar livros de Agronomia
Baixar livros de Arquitetura
Baixar livros de Artes
Baixar livros de Astronomia
Baixar livros de Biologia Geral
Baixar livros de Ciência da Computação
Baixar livros de Ciência da Informação
Baixar livros de Ciência Política
Baixar livros de Ciências da Saúde
Baixar livros de Comunicação
Baixar livros do Conselho Nacional de Educação - CNE
Baixar livros de Defesa civil
Baixar livros de Direito
Baixar livros de Direitos humanos
Baixar livros de Economia
Baixar livros de Economia Doméstica
Baixar livros de Educação
Baixar livros de Educação - Trânsito
Baixar livros de Educação Física
Baixar livros de Engenharia Aeroespacial
Baixar livros de Farmácia
Baixar livros de Filosofia
Baixar livros de Física
Baixar livros de Geociências
Baixar livros de Geografia
Baixar livros de História
Baixar livros de Línguas
Baixar livros de Literatura
Baixar livros de Literatura de Cordel
Baixar livros de Literatura Infantil
Baixar livros de Matemática
Baixar livros de Medicina
Baixar livros de Medicina Veterinária
Baixar livros de Meio Ambiente
Baixar livros de Meteorologia
Baixar Monografias e TCC
Baixar livros Multidisciplinar
Baixar livros de Música
Baixar livros de Psicologia
Baixar livros de Química
Baixar livros de Saúde Coletiva
Baixar livros de Serviço Social
Baixar livros de Sociologia
Baixar livros de Teologia
Baixar livros de Trabalho
Baixar livros de Turismo