65
falar para eles da importância do projeto, porque os meninos deveriam freqüentar.
Então, é fazer talvez mais reunião, ou é... vai ter que ser, eu acho, através dos pais.
Porque no sábado ou no domingo, eu acho que os pais estão em casa, pelo menos,
para ver. “Olha, hoje você tem reforço, vai lá, ta na sua hora.” Se o pai ou a mãe,
estiverem acompanhando, apoiando, pode ser que essa freqüência seja melhor, aí a
gente tem um resultado muito melhor. (PPA1);
...no horário de aula, eles estão todos aqui, então não têm como faltar, eles estão
aqui, aí eles vão resolver um problema assim, que é de todas as disciplinas. Este
Projeto de Alfabetização, nós não estamos assim alfabetizando, ensinando só o A, B,
C. A gente está ensinando, ajudando a ler, porque eles têm muita dificuldade,
ajudando a escrever. E isso é uma coisa que se você tirar, por exemplo, um horário
dentro do período para fazer isso, eles não vão perder nada de nenhuma disciplina.
Eu acho que isso daí é uma coisa que você, como diretora, no seu papel, poderia
estar pleiteando a nosso favor. Acho que o projeto teria mais reforço. (PPA2);
...no trabalho com projetos, há uma interação de muitos como: alunos, pais,
comunidade, durante o desenvolvimento e conclusão deste. Todos participam de
uma pequena contribuição, porém, de muita valia, no que se refere à pesquisa,
entrevistas, relatórios, apresentações e com isto enriquece o produto final. Com
certeza, este projeto tem que continuar no próximo ano, com todo apoio da direção.
(PVA).
Durante a avaliação do Projeto Alfabetização, os professores reivindicaram à diretora
que, para o próximo ano, o projeto seja introduzido no planejamento com todos os professores
colaborando, para que as atividades do projeto sejam realizadas dentro de todas as disciplinas,
podendo assim ocorrer a interdisciplinaridade, pois a responsabilidade da leitura e escrita é de
todos. É como coloca Martins (2005), “uma das características dos projetos é de facilitar a
interdisciplinaridade”.
A ação da direção no Projeto Horta, na fala das professoras, foi de incentivo, mediação
e providência de todos os materiais necessários. Segundo Paro (2005), “a ação administrativa
tem caráter mediador na busca de realização dos objetivos estabelecidos” e isto pode ser
constatado no depoimento dos professores:
Ah! Deu todo apoio, incentivou, foi nosso 1° ano, em que a gente envolveu mais
alunos em si. Só tenho a agradecer. Foi muito bom, tudo que foi possível foi feito,
dentro de nossa realidade, é lógico que pode melhorar, mas no primeiro momento
teve muito bom, como os meninos receberam. Gostaria que fosse freqüente para