107
KLEIN, N. Sem logo: a tirania das marcas em um planeta vendido. Trad. Ryta
Vinagre. Rio de Janeiro: Record, 2002.
KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1975.
LAKATOS, I.; MARCONI, M. A. Metodologia científica. 3 ed. São Paulo: Atlas,
2000.
LASTRES, H. M. M.; CASSIOLATO, J. E.; MACIEL, M. L. (Org). Pequena
empresa: cooperação e desenvolvimento local. Rio de Janeiro: Relume Damará,
2003.
LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 4 ed. São
Paulo: Loyola, 2003.
LORANGE, P.; ROOS, J. Alianças estratégicas: formação, implementação e
evolução. Trad. Ailton Bonfim Brandão. São Paulo: Atlas, 1996.
MALHOTRA, N. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Trad. Nivaldo
Montingelli Jr. e Alfredo Alves de Farias. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
MAÑAS, A. V. O planejamento de informações: uma contribuição aplicada ao
ramo imobiliário. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas). PUC
SP. São Paulo, 1991.
MANCE, E. A. A revolução das redes: a colaboração solidária como uma
alternativa pós-capitalista à globalização atual. 2 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1999.
MATALLO JR., H. A problemática do conhecimento. In: CARVALHO, M. C. M.
(Org). Construindo o saber - metodologia científica: fundamentos e técnicas. 5 ed.
São Paulo: Papirus, 1995.
MATTA, R. Carnavais, malandros e heróis: para uma sociologia do dilema
brasileiro. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.
MICKLETHWAIT, J.; WOOLDRIDGE, A. Os bruxos da administração: como
entender a babel dos gurus empresariais. 8 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
MINTZBERG, H.; QUINN, J. B. The strategy process. 3 ed. Prentice-Hall, 1996.
___; AHLTRAND, B.; LAMPEL, J. Safári de Estratégia. Trad. Nivaldo Montingelli
Jr. Porto Alegre: Bookman, 2000.
MONTAÑO, C. Microempresa na era da globalização: uma abordagem histórico-
crítica. São Paulo: Cortez, 1999.
MOOG, V. Bandeirantes e pioneiros: paralelo entre duas culturas. 9 ed. Rio de
Janeiro: Civilização Brasileira, 1969.
MORIN, E. Ciência com consciência. Trad. Maria D. Alexandre. 2 ed. Rio de
Janeiro: Bertrand Brasil. 2002.
NEVES, J. L. Contribuição ao estudo da estratégia na definição do negócio: um
estudo exploratório sobre microempresas e empresas de pequeno porte do
estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas).
Universidade de São Paulo. São Paulo, 2000.
NONAKA, I.; TAKEUSHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as
empresas japonesas geram a dinâmica da informação. 13 ed. Rio de Janeiro:
Elsevier, 1997.