244
PROJETOS NºS 333/2005, 0945/2006, 2286/2006, 2300/2006 - ESCOLA UNIVERSIDADE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE
EDUCAÇÃO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA - SME/PMC
PROJETO Nº 2300
Em que ela acredita? • Fazer arte significa criar, recriar, transformar a realidade.
• As crianças interpretam arte pelas próprias experiências e,
a partir daí, constroem significações.
Que mudança almeja no comportamento do educando? Que as crianças saibam perceber, educar o olhar para
perceber sentimentos, ampliar repertório, expressar
pensamentos, sonhos e realidades, desenvolvendo
imaginação criadora.
O que ela oferece para a mudança do comportamento dos
alunos?
• Contato com materiais: madeira, gesso, lápis de cor,
texturas.
• Visita a painéis.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO: 2286/2006.
Em que ela acredita? • Pesquisa bibliográfica, virtual in loco.
• Contextualização da história.
• Análise de fatos e obras.
• Produções e recriações/releituras.
Que mudança almeja no comportamento do educando? • Notar-se parte da história e responsável pela evolução da
cidade.
• Fomentar visão crítica.
• Desenvolver sensibilidade, percepção, imaginação.
• Compreender na arte a época e imaginação humana.
• Buscar e saber organizar informações dentro e fora da
escola.
• Compreender a variedade dos produtos artísticos na
história da cidade de Curitiba.
•
O que ela oferece para a mudança do comportamento
dos alunos?
• Localização da cidade no estado, no país e no globo.
• Estrutura da cidade.
• Identidade – tropeiros, imigrantes, indígenas/cultura dos
diversos países.
• Passeios-trajetos, espaços e manifestações que mantêm
vivo o gosto das artes. Contribuição dos antepassados.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO 0945/2006
Em que ela acredita?
Que mudança almeja no comportamento do educando? Contribuir para a construção de atitudes éticas, autonomas,
solidariedade e respeito.
Levar às gerações futuras o artista perfeito e o ser humano
notável.
Relatar o que ele desejou passar em cada desenho
Utilizar a linguagem plástica [...] para produzir e comunicar
idéias.
Usufruir das produções culturais.
Desenvolver a criatividade, respeito pelo patrimônio público.
Estilo pessoal.
Identificação da relação de autoconfiança por meio da
identificação da arte com o fato histórico contextualizado nos
painéis de Poty.
O que ela oferece para a mudança do comportamento dos
alunos?
• Instrumentos.
• Interação com materiais e procedimentos.
• Experimentos.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO 333/2005
Em que ela acredita?
Que mudança almeja no comportamento do educando? • Propiciar a comunicação do aluno com a obra do artista.
• Analisar criticamente elementos de linguagem visual.
• Perceber semelhanças e diferenças características.
O que ela oferece para a mudança do comportamento dos
alunos?
• Levar as obras de arte até os alunos para ampliar a
relação com o trabalho do artista.
• Pesquisa, problematização, materiais, técnicas para
elaboração das atividades.