25
revelou que 32,1 milhões de brasileiros utilizaram a Rede Mundial de Computadores
nos primeiros nove meses de 2005.
Segundo os dados apresentados por um estudo sobre o uso da Internet no Brasil
(TIC Domicílios e TIC Empresas), realizado entre julho e agosto de 2006 pelo “Núcleo
de Informação e Coordenação do Ponto BR
6
”, dos sujeitos participantes, 19,63%
possuem computador, sendo que 14,49% deles acessam a Internet. Os resultados
também revelam que, da população brasileira, 33,32% já acessou a Internet alguma vez,
índice esse associado à classe social e à escolaridade. Dos que pertencem à classe A,
95,08% são usuários de computadores e apenas 12,23% dos sujeitos das classes D e E,
utilizam o equipamento. No que se refere à escolaridade, 86,85% das pessoas com nível
superior acessam a Internet, em contrapartida, somente 5,67% dos que possuem baixa
escolaridade fazem uso da Rede Mundial de Computadores.
Ainda de acordo com a mesma pesquisa, o local em que os sujeitos mais
utilizam a Internet é o domicílio, com 40,40% das respostas, seguido por Lan houses e
Cyber Cafés, com 30,10% das respostas. Quanto à finalidade do acesso, 78,18%
mencionou comunicação, 75,40% a busca de informações e 70,80% lazer; sendo que
64,76% utilizam a Internet para enviar e receber e-mail, 38,46% para enviar mensagens
instantâneas (Ex. MSN Messenger), 36,41% participam de sites de comunidades e
relacionamentos (Ex. Orkut), 27,36% fazem uso de chats ou listas de discussão, 10,09%
utilizam a Internet para criar ou atualizar blogs e websites e 8,41% usam telefone via
Internet e videoconferência. Dos participantes do estudo que acessam a Internet,
29,36% dos homens e 25,23% das mulheres admitem o uso das salas de bate-papo. A
faixa etária que mais se adere a esse recurso é de 16 a 24 anos (34,08%).
Dos entrevistados, 36,03% dos homens e 30,68% das mulheres utilizaram a
Internet pelo menos uma vez. Quanto à freqüência de utilização da Internet, a maior
parte, 46,01% o faz diariamente. A faixa de idade em que mais se menciona o acesso à
Rede é de 16 a 24 anos, com 58,83% das respostas, seguidos por 46,47% dos sujeitos
entre 10 e 15 anos. Sobre o tempo médio de uso, 44,88%, a maior parte, portanto, utiliza
a Internet de 1 a 5 horas por semana.
6
A pesquisa completa sobre o perfil dos usuários de Internet e as informações detalhadas sobre o método
adotado para esse levantamento estatístico podem ser encontradas no site: www.cetic.br.