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diferentes nesta “consciência saudosa”, não sendo apenas o futuro determinante
deste sentimento, por existir no plano da idealização:
(...) pode se dizer que o sentimento de saudade esmaga ou anula todas as
virtualidades da relação presente entre a consciência e o mundo nela
representado. Assim, a saudade nasce do contraste entre duas representações
da realidade: a actual, presente e desvalorizada, e a de certos momentos do
passado, afectivamente privilegiados. (CARVALHO, apud¸REAL, 2004:48-49).
Sendo assim, o sentimento que atormenta os protagonistas de Fazes-me
Falta¸ embora esteja circunscrito àquela narrativa, pode ser ressignificado à medida
que se reconhece o sentimento como inerente à condição humana
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e que pode
assumir, segundo Joaquim de Carvalho, “diferentes formas, como a tristeza, a
nostalgia, a melancolia, a solidão contemplativa” (CARVALHO, apud REAL,
2004:49)
Para Eduardo Lourenço “A saudade, a nostalgia ou a melancolia são
modalidades, modulações da nossa relação de seres de memória e sensibilidade
com o Tempo” (LOURENÇO, 1999:12). Estas modulações, segundo ele, e “a própria
saudade reivindicada pelos portugueses” são sentimentos universais e pertencem
ao tempo humano, ligados à memória e à emoção, sendo, portanto, passíveis de
reversão, contrariando o tempo cronológico e irreversível. E “É o conteúdo, a cor
desse tempo, a diversidade do jogo que a memória desenha na sua leitura do
passado, o que distingue a nostalgia da melancolia e estas duas da saudade” (p.13).
A distinção destas modalidades são referidas a partir de um passado que é
convocado e que lhe confere sentido:
A melancolia visa o passado como definitivamente passado e, a esse título, é a
primeira e a mais aguda expressão da temporalidade (...) a nostalgia fixa-se
num passado determinado, num lugar, num momento, objetos de desejo fora
do nosso alcance, mas ainda real ou imaginariamente recuperável. A saudade
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Asaudadeé umacontecimentoexclusivamentehumano; oserdivino,poressênciaactopuro, nãopodeter
saudades,porserincomcebivelquesintaopresentecomoperdadebensoutrorafruídos,eoanimaltambém
as não pode ter, porque o seu psiquismo é restrito ao sensível e ao que
lhe é presente com singularidade
concreta.(CARVALHO,2004:61)