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Quadro 31 – Passos utilizados na análise e interpretação de dados em estudos qualitativos
Passos
recomendados
Implicação
Passos realizados
1. Organizar e
preparar os dados
para análise
Envolve transcrever as entrevistas, escanear
materiais, digitar notas de campo, classificar e
organizar os dados em diferentes tipos
dependendo da fonte e informação
-Transcrição das entrevistas segundo a
instituição, o nome do entrevistado e o
cargo.
-Digitação das notas de campo.
2. Ler todos os
dados
Envolve uma primeira leitura para obter noção
geral do texto (que idéias gerais os
participantes estão dizendo? Qual é o tom das
idéias? Quais são as impressões gerais?).
Registros nas margens sobre os dados.
-Leitura inicial para captar a história,
as informações gerais, e para observar
pontos recorrentes.
-Registros das reflexões nas margens
dos dados.
3. Começar uma
análise detalhada
com um processo
de codificação
Envolve tomar os dados do texto ou figuras,
segmentar sentenças ou parágrafos ou imagens
em categorias, e rotular aquelas categorias
com um termo, frequentemente um termo
baseado na linguagem atual dos participantes
(vivo term).
“Codificação é o processo de organizar o
material em ‘pedaços’.
-Leitura buscando fases no tempo
(pré-implantação, implantação, pós e
fase futura) e categorias definidas
previamente.
-Montagem de novo arquivo por
instituição, por fases, por categorias e
por grupos (dirigentes, coordenadores
e docentes)
4.Usar o processo
de codificação
para gerar uma
descrição dos
locais ou pessoas
tanto quanto
categorias ou
temas para análise
Usar o processo de codificação para gerar uma
descrição dos locais ou pessoas tanto quanto
categorias ou temas de análise. Gerar códigos
para descrição (Descrição implica em uma
interpretação detalhada de informações sobre
pessoas, lugares, ou eventos). Interconectar
temas em um linha histórica ou desenvolvê-los
em um modelo teórico. Temas são analisados
em cada caso individual e entre diferentes
casos (em estudos de caso). Evoluir para a
conexão de temas.
-Descrição dos dois casos com
codificação para cada entrevistado
(E1, E2, E3...).
-Interconexão dos temas em uma linha
histórica; destaque de verbos no
passado, presente e futuro.
-Análise dos temas, ou categorias, de
cada caso em um capítulo diferente.
-Conexão entre os temas de acordo
com os objetivos específicos,
definições constitutivas e definições
operacionais (critérios de mensuração)
5. Avançar em
como a descrição
e temas serão
representados na
narrativa
qualitativa
O enfoque mais popular é usar a passagem
narrativa para transmitir os achados da análise.
Esta pode ser uma discussão que menciona
uma cronologia de eventos, uma discussão
detalhada de diversos temas ou a discussão
com temas interconectados.
-Escrita da análise avançada a partir
das análises preliminares da história,
valores e interpretação dos eventos,
seguindo a ordem cronológica das
mudanças, buscando interconectar os
temas.
6. Passo final na
análise dos dados
Envolve fazer uma interpretação ou
significado dos dados: ‘Quais são as lições
aprendidas? Capturar a essência desta idéia.
Essas lições podem ser a interpretação pessoal
do pesquisador, apoiada na compreensão
individual que o investigador traz na pesquisa.
-Análises finais com base nos
resultados encontrados, descritos e
analisados, em face dos elementos
conceituais da pesquisa, objetivando
avançar nos modelos e reflexões
téoricas utilizados.
FONTE: ADAPTADO DE CRESWELL, 2002
No passo cinco, referente ao uso de narrativas na análise avançada, o autor esclarece que
existe numerosas variedades da narrativa, que emerge da análise dos dados, quanto à sua
forma: pode ser uma descrição objetiva, experiências do campo de trabalho, uma cronologia,
um modelo de processo, uma história extensa, uma análise por casos ou entre casos, ou o
retrato de uma descrição detalhada. Neste trabalho, em específico, optou-se por narrar a
história e os processos em ordem cronológica, de cada caso e posteriormente entre casos, de
forma detalhada. Especificamente, as convenções citadas por Creswell (2002) que foram