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materiais e a expressividade pelas diferentes linguagens, no uso de palavras, imitações, e
ações que acabavam criando sempre novos sentidos pela experiência exploratória.
No projeto Cultura Japonesa, ao longo dos três meses que se sucederam, do trabalho
inicial com a familiarização e a dobragem de copos, balões, bandeiras, flores, peixes, etc.,
foi possível compartilhar com as crianças outros tipos de atividades, tais como: desenho,
pintura, colagem, montagem, costura (de um par de pantufas), culinária (pipoca e bom-
bom), confecção de papel reciclado, porta-retratos, cartão, jogo americano, flores, marca-
texto (de boneca japonesa), peixinho (nemo), contagem de história e brincadeira com o
alfabeto japonês (hiragana). Em diálogo constante com as crianças, também foi possível ao
mestre aprender com as crianças, principalmente ao flagrar gestos de solidariedade
demonstradas numa manifestação espontânea e madura. Por outras vezes, tais gestos
vinham recheados de peraltices que ensinavam aos ouvintes sobre a dinâmica que envolve
o encontro entre pessoas, e sobre a necessidade de um pouquinho de paciência dos adultos
na leitura de seus manifestos. Muitas vezes, fiquei pensando, quando as observava em cima
das jabuticabeiras...São crianças e parecem felizes. Por outras vezes, quando estavam
entretidas em suas atividades, nas salas, nos corredores, pareciam tomadas pela força de
seus interesses, e eram como outra pessoa, sérias, compenetradas. E assim, numa grande
casa antiga, muitos educadores acompanham em expectativa o andamento dessa polêmica
instituição que parece já acostumada a conviver com o assédio.
Voltando ao relato, na primeira dinâmica com as crianças pôde-se notar que houve
interesse maior pela dobradura de copinho, devido à facilidade no seu fazer. Após vários
copos produzidos, a procura foi pelo aprendizado do origami de balão. Diante da
exigüidade do espaço em que trabalhávamos sobre a mesa, resolvemos transferir a
atividade para o chão. Nesse sentido, a liberdade do movimento corporal permitiu maior