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quais os usuários postam e debatem pequenos artigos, divulgam eventos,
discutem e comentam contextos e conteúdos diversos.
Quanto às postagens (posts), elas podem, ou não, ser do mesmo estilo
(narrativo, descritivo ou dissertativo), do mesmo tipo de texto (dramático,
jornalístico, musical, poético, etc.), ou se referir ao mesmo assunto ou pessoa.
Grande parte dos blogs são miscelâneas nas quais os blogueiros escrevem
com total liberdade. Porém, o conteúdo postado pode definir o blog, como por
exemplo, os Warblogs, blogs sobre guerras; os LibLogs, blogs de bibliotecas,
entre outros.
Pesquisadores como Barlett-Bragg (2003) e Smith e Barber (2005)
acreditam que a facilidade da postagem no blog, (simples como escrever num
e-mail), bem como o número de ferramentas grátis disponíveis na internet,
podem ser os principais fatores para o crescimento da utilização dessa
interface. Sobre esses aspectos Smith e Barber (2005) comentam:
Blogs were originally used by people who
didn’t have much, if any, knowledge of HTML,
FTP and all that sort of things, but who wanted
to put up some content onto a website. Sites
such as Blogger and eBloggy came about
which allow users to register (for free, or a
small fee), then type some text into a chosen
template, and with one click make that text
available on the web for the world to see. The
blog owner can then log into their blog
however often they like, making changes to
text they’ve already written, and add new text.
Each user’s blog has its own unique URL
which the author can distribute, just like a
website address, which others can then
visit.(…)
(…)Because it’s so easy to set up a blog,
the blogging community is growing day by day.
Many blogs out there contain little more than
“Hi, this is my blog” while others are very rich
in content, have specific focuses or are very
well-written ad entertaining (p.140-141)
De acordo com a Fumero (2005), a blogosfera cresceu em ritmo
espantoso. Em 1999, o número de blogs era estimado em menos de cinqüenta;
no final de 2000, a estimativa era de poucos milhares. Menos de três anos
depois, os números saltaram para algo em torno de 2,5 a 4 milhões. Segundo
Haag (2006), uma pesquisa recente do site especializado Technorati, mostra