91
Universidad de Barcelona, 1 de agosto de 2004, vol. VIII, núm. 170 (9).
<http://www.ub.es/geocrit/sn/sn-170-9.htm> [ISSN: 1138-9788].
KENSKI, Vani Moreira, Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus,
2003.
LAUDON, Kenneth C., LAUDON, Jane P., Sistema de informação gerenciais: administrando
a empresa digital, tradução: Arlete Simille Marques; revisão técnica Erico Veras Marques,
Belmiro João. – São Paulo: Prentice Hall, 2004.
LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informação.
São Paulo: Editora34, 1993.
LÉVY, Pierre. Cibercultura São Paulo: Editora34, 1999.
LIBÂNEO, José Carlo. Didática. São Paulo: Cortez Editora, 1994.
LÖBLER, Mauri Leodir. A atualização da ciência cognitiva nos trabalhos científicos da área
de sistemas de informações e apoio a decisão: Revelações do estado da arte. Revista Eletrônica
da Administração, Rio Grande do Sul, Edição 31, Vol. 9, No. 1, 2003. Disponível em: <
http://read.adm.ufrgs.br/edicoes/pdf.php?cod_artigo=316&cod_edicao=8&autor=Mauri> acesso
em 30 jan. 2007.
MARION José C., MARION Arnaldo L. C., Metodologias de ensino na área de negócios –
Para cursos de Administração, Gestão, Contabilidade e MBA. São Paulo: Atlas, 2006.
MARQUES, Gabriela de Oliveira. Tecnologia e internet no ensino de língua estrangeira:
Avaliação discursiva de professores e alunos. 2006. 162f. Dissertação (Mestrado em Letras) –
Programa de Pós-graduação em Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio de janeiro. 2006.
MASETTO, Marcos T., Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: BEHRENS Marilda A.,
MASETTO, Marcos T., MORAN José M.(Org.), Novas Tecnologias e Mediação pedagógica.
Campinas, SP: Papirus, 2000. p. 133-173.
MATTAR NETO, João A., Metodologia Científica na Era da Informática. São Paulo :
Saraiva, 2002.
MORAIS, Regis. Educação, Mídia e meio-ambiente, Campinas, SP: Editora Alínea, 2004.
MORAN, José M., Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e
telemáticas. In: BEHRENS Marilda A., MASETTO, Marcos T., MORAN José M. (Org.), Novas
Tecnologias e Mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000. p. 11- 65.
MOREIRA, Daniel Augusto, Pesquisa Operacional: curso introdutório, São Paulo: Thomson
Leaning, 2007.
PONTES, Aldo. Do Homo Sapiens Ao Homo Cibernéticos : Uma Reflexão Sobre A Relação
Homem-Tecnologia; Rev. Online Bibl. Prof. Joel Martins, Campinas, v.2, n. 2, p.80-82, fev.
2001.
POSADA, J. Jairo. Participación Comunitaria e Interculturalidad en la Escuela Pública. In.:
Pedagogia y Saberes: Univerdidad Pedagogia Nacional. Faculdade de Educacion. No. 10, Santa
Fé de Bogotá, Colômbia, 1997.
SCHLEMMER, Eliane Projetos de Aprendizagem Baseados em Problemas: uma
metodologia interacionista/construtivista para formação de comunidades em Ambientes Virtuais
de Aprendizagem; Revista Digital da CVA - RICESU ISSN 1519-8529; Disponível em: <
www.ricesu.com.br/colabora/n2/artigos/n_2/id02.pdf > acesso em 30 jan. 2007.
SILVA Siony da., A Evolução Tecnológica e a Educação a Distância. Revista Sinergia, SP.
Vol. 4, No. 2, 2003 Disponível em: < http://www.cefetsp.br/edu/sinergia/7p9c.html > Acesso em
5 fev. de 2007.