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Foi a partir do ingresso como aluno especial, em 2004, cursando as cadeiras
de “Educação e Comunicação” e “Entretecendo Estudos Sobre Imaginário,
Educação e Comunicação” que comecei a ler autores que respaldavam o que eu
entendia como a prática que deveria ocorrer na sala de aula e os relacionamentos
fora dela. Autores como Babin e Kouloumdjian (1989), Freire (2003a, 2003b, 2005),
Maturana (1998), Moran (2000), Porto (2000, 2003), entre outros me abriram
horizontes, trazendo explicações teóricas para práticas que eu já exercia sem saber
o porquê, utilizando como bússola, nas minhas experiências pedagógicas, apenas o
bom senso.
No ano de 2005, já como aluno regular, acrescentei outros autores aos
estudados no ano anterior. Arroyo (2000), Cavaco (1995), Cortesão (2002), Cunha
(1988, 1989, 1998), Nóvoa (1995), Penteado (2002), Souza Santos (1999) e Tardif
(2002) ampliaram meus conhecimentos sobre Educação e, principalmente, sobre a
carreira docente, os primeiros anos de docência, as dificuldades da carreira, as
relações com o empregador, com a escola, com os colegas, com os alunos, com os
pais, com a comunidade. Novos paradigmas, teorias e metodologias escolares,
métodos de pesquisa escolar surgiram para mim, evidenciando situações de práticas
já realizadas.
Em 2006, continuei a ampliar os conhecimentos na área de educação. Na
disciplina “História das Idéias Pedagógicas” estudei autores como Comenius, Locke,
Rousseau, Kant, Makarenko, Dewey, Piaget, entre outros, que, com suas teorias,
formaram a base das idéias pedagógicas aplicadas na longa história da educação
mundial. Além desses, autores como Assmann (2004), Leonardo Boff (2004),
Restrepo (1998), Snyders (1988), Stuart Hall (2005) e outros foram trabalhados
nesse ano aumentando a minha percepção teórica da educação.
Também em 2006, no segundo semestre, comecei a realizar uma pesquisa
de campo qualitativa, experiência ainda não vivida na minha carreira docente. Novos
autores como, por exemplo, André (2004), Brandão (2002), Gil (2002), Lüdke (1986)
e Minayo (1994) passaram a fazer parte da bibliografia por mim utilizada nesses três
anos em que me encontro na Faculdade de Educação da UFPel.