Apêndices 116
PPGEP – Gestão da Produção e Manutenção 2005
- De quem partiu a iniciativa de implementar a Metodologia para avaliação de
desempenho? R: Dos sócios.
- Como foi conduzido o processo de mudança (descongelamento, mobilização e
esclarecimento sobre a importância da mudança)?
R: Na busca de motivos para que mudar e portanto melhorar os procedimentos
atualmente realizados.
- Como foi o processo de transição (freqüência das reuniões, pessoal envolvido,
discussão)? R: Foi tranqüila, a busca de melhoria gera a necessidade de mudança de
pensamentos e consequentemente de atitudes. A freqüência das reuniões foi semanal.
A condução foi realizada pela Simone, que abordou a finalidade principal do projeto
onde a empresa traça objetivos futuros e então trabalha-se para atingi-los, quando não
se coloca no papel, não se discute metas estratégicas, as idéias e planos se perdem.
A iniciativa foi da Simone que nos motivou a implementar o sistema. A motivação
continua com os funcionários com a chegada do material promocional de fim de ano,
então faremos uma reunião com o pessoal, com o objetivo de treina-los e motiva-los.
4.3.Quanto à operacionalização (definição dos indicadores) :
- Quais são os processos estratégicos da empresa?
- Quais são os objetivos estratégicos?
- Que estratégias a empresa adotou: crescimento ou redução de custos? R:
Crescimento
- Quais recursos são geridos e utilizados para a definição dos processos de negócios da
empresa?
R: Humano, Materiais, Produto, Equipamentos / Tecnologia, Informação.
- Considerando os recursos acima citados, como é o ciclo de vida destes na empresa?
Como é feita a especificação da necessidade destes recursos, como é feita sua
obtenção, após, o que envolve sua administração e após sua utilização na empresa,
de que forma o mesmo é desativado?
R: A partir das etapas do ciclo de vida de cada recurso citado acima, conseguimos
identificar os processos da empresa para a obtenção, administração e desativação
destes recursos.
- Quais são as entidades envolvidas neste processo?
- Quais informações são enviadas e recebidas por estes no seu relacionamento?
- Quais foram os processos identificados por estas atividades?
- Quais são os indicadores?
- Qual o relacionamento entre indicadores, objetivos e a estratégia da empresa?
- Como foi o processo de construção da estratégia (definição dos indicadores nas
quatro perspectivas) – definição do mapa estratégico?
- Qual a estratégia de proposição de valor adotada pela empresa: excelência
operacional, intimidade com o cliente ou liderança do produto?
- Alguma empresa foi utilizada como Benchmark? Qual?
R: A empresa adotou o crescimento sem elevar custos. Perspectiva de crescimento,
assim temos que aumentar venda, fidelizar o cliente, sem atingir este objetivos
estratégico, não chegaremos a perspectiva desejada.
4.4.Quanto ao alinhamento:
- Como foram identificadas e quais são as relações de causa–e-efeito existentes entre
objetivos e indicadores?
R: Foi elaborado o Mapa, que apresenta os os indicadores utilizados pela empresas.
Indicando o relacionamento entre estes..