No Brasil
14
, a tevê se constitui num forte elo da identidade nacional. Diante da tela da
TV, os brasileiros se vêem, se informam, aprendem, torcem, riem e choram. A vida particular
da maior parte da população se alimenta da mesma fonte e luz (BUCCI, 1996, p. 11).
No território brasileiro, 99,84% dos municípios e 91,4% dos domicílios recebem o sinal
da televisão aberta
15
. Trata-se do sexto maior parque de receptores de TV instalado no mundo.
Nenhuma outra mídia é tão penetrante assim no país. Nem mesmo o rádio
16
, tampouco o
cinema
17
, o jornal
18
ou o computador
19
.
Para o brasileiro, a televisão é mais importante do que a geladeira ou o fogão, como
constatou uma matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, em outubro de 2003, sob o título
“Consumidor procura mais TVs e DVDs do que fogão e geladeira”. Levantamento realizado pelo
14
A TV chegou ao Brasil em 1950, pelas mãos de Assis Chateaubriand. O país foi o quinto do mundo a possuir uma emissora,
logo depois de EUA, Inglaterra, Holanda e França. Embora fosse, inicialmente, um bem de consumo acessível apenas às classes
mais favorecidas economicamente, o aparelho logo se popularizou, sendo inclusive fabricado no território nacional. Em 1950,
havia cerca de 2 mil televisores, todos importados. Cinco anos depois, foram vendidos 85 mil aparelhos, dos quais 7 mil já eram
nacionais (o recorde histórico é de 1996, quando a indústria vendeu 8,5 milhões de unidades). A adoção do videoteipe em escala
comercial, a partir de 1962, alterou profundamente a presença da TV. Com ele, a programação – até então gravada e exibida no
eixo Rio-São Paulo – passou a ser transmitida em outras regiões, iniciando um processo de massificação efetiva da tevê, que
ganhou mais força com a formação das redes de televisão via satélite. Fonte: Almanaque Abril.
15
A TV aberta brasileira possui 281 canais ou emissoras de televisão e 8.740 retransmissoras, de acordo com dados, de junho de
2001, do Ministério das Comunicações. São Paulo é o estado com maior número de retransmissoras (1.543 ou 18,1%) e o maior
número de canais (41). A Rede Globo de Televisão é a maior emissora do país. Seu sinal chega a praticamente todos os
municípios brasileiros (99,84%), com uma programação de 24 horas por dia no ar. Em seguida, aparecem: o SBT, a Bandeirantes,
a Record, a Rede TV e a CNT. A televisão chega a todas as camadas sociais: 8% dos telespectadores pertencem à classe A; 29%,
à classe B; 37%, à classe C; 23%, à classe D, e 3% à classe E. A maior parte está na faixa de 20 a 29 anos (22%); seguida pela de
30 a 39 anos (21%), segundo a Marplan Brasil. As grandes redes comerciais de televisão detêm 82,5% da audiência em São Paulo
e 90,4% no Rio de Janeiro, segundo levantamento do Ibope realizado no primeiro trimestre de 2000. O percentual restante é
dividido entre as emissoras educativas, como a TV Cultura, de São Paulo, e a TVE – Rede Brasil do Rio de Janeiro; e as
segmentadas, como a MTV e a Rede Mulher. Fonte: Almanaque Abril.
16
O rádio é o segundo veículo de comunicação de maior alcance. Em 2005, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE), 88% dos domicílios tinham o aparelho, 91,4%, televisão. Fonte: IBGE/Pnad.
17
No final da década de 70, o Brasil possuía 3,5 mil salas. Na década de 90, o número caiu para mil. Em 2005, a estimativa do setor
era que existissem cerca de 2 mil, muitas delas concentradas nas capitais. Fonte: Rio Mídia.
18
Estudo patrocinado pela Câmara Brasileira do Livro em 2001 revela que o brasileiro lê pouco; em média, 1,8 livro por ano.
Publicam-se cerca de três revistas por habitante. E, segundo a Associação Nacional de Jornais (ANJ), a circulação média dos
jornais diários brasileiros, em 2005, foi de 6,789 milhões de exemplares, menor que a tiragem de um único jornal de Tóquio, por
exemplo, o Asahi Shimbum (12,7 milhões/dia). Fonte: Câmara Brasileira do Livro.
19
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2005, somente 18,6% de domicílios do país tinham
computador. Deste total, 13,7% tinham conexão com a internet. Fonte: IBGE/Pnad.
40