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__ Só agora, por que estou fazendo com uma turma do sexto período, é 8ª série da EJA, noite, estou fazendo com eles. Estou
trabalhando, porque a gente fez um projeto sobre o jornal, junto com outra professora. Ela já está vendo uma parte, o jornal. Da
minha parte vou trabalhar com charge, com eles. O pessoal do jornal, da escola.
22. Quantas aulas você planejou para este trabalho?
__ Três a quatro aulas mais ou menos.
23. Tem algum jornal específico que você vai usar?
__ O que tiver. O que eles tiverem podem trazer também para poder aproveitar.
24. Como você vai desenvolver a atividade?
__ Eu começo com quadrinhos, para poder entrar na charge. Começo com história dos quadrinhos, até chegar na charge.
25. Fala sobre o que é quadrinhos, o que é charge?
__ Estou começando agora com eles o que é quadrinhos. A gente passa transparência, para eles entenderem melhor. Estou
pegando quadrinhos do Ziraldo, da Ciça. Alguns quadrinhos fiz transparência e levei para a sala.
26. Esse trabalho é a primeira vez que você está fazendo?
__ Primeira vez.
27. Faz quanto tempo que você leciona?
__ Eu? Nossa, faz muito tempo.
28. Dez anos?
__ Não. Vinte e poucos anos, mas é que Arte não tinha antes. Comecei bem depois.
29. Quando você começou em Arte?
__ Comecei quando estava estudando. Porque não podia pegar aluno sem ser formada. Então eu pensei, vou estudar então,
pelo menos encaminhando... vou ver se consigo trabalhar assim. Quando entrei na Prefeitura, pelo menos em 95 comecei a
estudar.
30. A partir de 95, começou a dar aulas de Arte?
__ De artes, mesmo.
31. Agora, você resolveu fazer esse projeto? E o que você pretende com ele, porque está desenvolvendo dessa
maneira?
__ Eu peguei primeiro quadrinhos, para eles entenderem a seqüência de uma história e depois a simplificação. A charge é
mais simplificada, você faz o desenho e não tem aquela seqüência, não precisa, nem a escrita. Você pega e já dá para ver, se
é de um político, de um artista. O cartunista ele evidencia muito o desenho, na charge. Então pode ser uma frase só, uma
palavra.
32. Para eles conseguirem retratar uma situação, representar através de uma charge?
__ Isso. Assim o aluno vai para aquela parte do jornal que aquela professora está fazendo.
33. Então seu objetivo é esse, que eles consigam representar através de um fato?
__ Sim. Eles vão ler um texto, alguma coisa, ou vão ouvir uma notícia, ou vão participar de algum evento na escola. Eles têm
que usar a criatividade deles, também. O que eles acharem que evidencia aquele fato, aquele acontecimento eles vão colocar
no trabalho. A gente vai tentar na escola, alguma coisa até da sala deles, para depois partir para um evento maior ou até uma
notícia. Tem que ser assim, porque eu perguntei e eles nunca trabalharam, nunca fizeram.
34. Comentário: Sabe que em um jornal a charge vale como um artigo assinado? Já o cartum, no jornal, não tem o
mesmo peso, não vale como artigo. E caricatura? Você vai trabalhar caricatura também?
__ Caricatura, não sei. Acho que não. Um ou outro que faz, que gosta. Mas a charge dá para trabalhar.
35. E o fato das HQs serem uma linguagem híbrida, uma linguagem que usa texto e imagem, você acha que atrapalha,
dificulta?
__ Não. Até acho até melhor para eles entenderem, até para quando eles forem desenhar, no caso, eles tem que ver se a
pessoa está correndo, se a pessoa está em movimento, ou ela está parada, então conforme eles vão se expressando ele vai
ter que fazer o desenho também. É interessante porque associa as duas coisas. Eu tenho um livrinho, uma história em
quadrinhos de um menino de 3ª série, que me deu de presente.
36. Ele fez sozinho?
__ Fez. Vou te mostrar.
37. Comentário (enquanto ela mostrava): Não tem pessoas, alunos, que são mais visuais e outros que gostam mais de
escrever, de fazer outras coisas ?
__ É, eu acho que a expressão, ou ele faz um desenho ou ele faz escrevendo.
38. E como você acha que o professor pode trabalhar com essa arte na sala de aula? Com uma 5ª ou 6ª série, por
exemplo, como você poderia trabalhar com histórias em quadrinhos? Que tipo de histórias usaria? Que autor?
__ Eu partiria primeiro, do assunto que eles gostariam de abordar, primeira coisa. As vezes até sobre o corpo humano, numa
7ª série, não sei. Aquilo que eles tem necessidade de saber: __ Ah! Vamos falar sobre tal coisa. Eu sempre procuro os autores
locais, primeiro (tem o Ziraldo, o Maurício de Souza). Mas no caso, eles teriam que fazer uma pesquisa, um estudo primeiro
para ver do que se trata para depois começar a desenhar, a colocar a historinha, ou a fazer a historinha deles dentro daquele
tema, daquele assunto. Acho que teria que ser bem pesquisado mesmo.
39. Um tempo atrás, diziam que os gibis ensinavam coisas erradas, tinham vocabulário pobre, podiam tornar a criança
preguiçosa porque tinham muitas imagens. Então se acreditava que a criança seria prejudicada na leitura.
__ Só para ficar vendo as figurinhas !
40. Sim, e diziam também que as cenas eram muito exageradas, que deformavam a realidade. Mas hoje até são
recomendadas pelos PCN. Então esses conceitos mudaram, e as HQs hoje? O que você pensa sobre elas ?
__ Acho que mudou também. Mudou, e ficou mais voltado para a criança. Mesmo você pegando o gibi do Cebolinha, que fala
o “L”, trocando pelo “R”, se você levar para a sala de aula e trabalhar o Português ali, brincando eles vão lendo, achando
engraçado, rindo, participando com o professor, eles vão gravar melhor porque está errado – e daí colocar certo na linguagem
culta. Acho que eles participam melhor, acho que foi feito mais para a criança mesmo. O Maurício de Souza, então, ele
continuou com o Cebolinha dele, mas mais ajudando até.
41. E o que você acha sobre a violência nos desenhos - dos desenhos animados e das histórias em quadrinhos ? Tem
bastante ?
__Tem, tem. Como tem. Até a Mônica, não é ? Ela também dá uns petelecos. Acho que eles exageram para poder dar ação na
história. Ele começa a ler aqui, daí vai indo, indo, quando chega a certa altura na história, é tão... ou ela começa já. Você vai
ver lá atrás, porque que aquela personagem estava tão furiosa, tão braba. Daí você vai ler toda a história. Acho que é mais
nesse sentido.
42. E o que você acha que a criança pode aprender com esses desenhos?