Objetivo
Intermediário 1
A nalis ar o
f uncionamento das
centrais de
atendimento e de
relacionamento.
Objetivo
Intermediário 2
Analis ar as
estratégias de
f ideliz aç ão e de CRM
nas empr es as
e stu dada s.
Objetivo
Intermediário 3
Fazer análisa
comparativa das
es tratégias de CRM e
fidelização nas
empresas dos setores
industrial e de
serviços.
Objetivos
OBJETIVO FINAL
Realizar uma análise
comparativa das empresa
dos setores industrial e de
serviços, identificando se a
central de atendimento é
f ator crítico de sucesso e m
es t rat é gi as d e f id e liz ação
de clientes
Perguntas da pesquisa Questões
9 A empresa monitora seus atendimentos? Qual o percentual de monitoramento?
9 A quanto tempo existe atendimento ao consumidor na empresa por telefone?
9 A empresa realiza pesquisa de satisfação com seus clientes? Quais os últimos resultados?
9 A equipe de atendimento é interna ou terceirizada? Quantas PAs existem na sua CA?
9 Indicadores: TME, TMO, % respostas on-line, % abandono, % lig atendidas em menos 30 seg
9 Os atendentes têm reciclagem periódica? Num médio de horas funcionário/ano?
9 Quais serviços estão disponíveis na CA?
(atendimento ao consumid or, atendimento a fornecedores, atendimento a
funcionários, troca de produtos, retenção de clientes, televendas ativo, televendas receptivo)
9 Qtd mensal de consultas receptivas a central por canal (tel, cartas, fax, eMails o outros)?
9 Qtd mensal de contatos ATIVOS a central por canal (tel, cartas, fax, eMails o outros)?
9 Sua CA tem URA?
9 Qual o software de atendimento utilizado na CA? E o do adm campanhas?
Qual a estrutur a da
central de
atendimento?
Qual a importância
que a central de
atendimento tem na
e mpr es a ?
Qual a estrutur a da
CA para o
relacionamento?
Qual a estratégia de
relaciona mento /
fidelização dessas
empr esas em r elaç ão
a central de
atendimento?
9 Qual a melhor citaçao para a central de atendimento da sua empresa (SAC, call center, contact center,
etc)?
9 Como é realizado o serviço de pós venda? Como a central de atendimento é preparada para isso?
9 A empresa dispõe de mecanismos que controlam e registram as compras individuais dos clientes? A
central de atendimento tem como acessar tais informações no momento do atendimento de um cliente?
9 A empresa realiza trabalhos de retenção de clientes? Como a CA está envolvida e quais os resultados?
9 Como é o posicionamento em relação ao atendimento a clientes?
(Todos os clientes são tratados de forma igual;
Clientes diferentes tem tratamento diferente; Atendimento diferenciado está em processo de implantação)
9 Se os clientes são tratados de forma igual, qual é o motivo? (A empresa não considera que clientes diferentes
devam ser tratados de form a diferente; despreparo dos atendentes;falta de infraestrutura para esse tipo de atendim ento , tais
com o banco de dados com informações dos clientes, scripts preparados com esse fim, etc).
9 Se a empresa trata os cliente de forma diferente, como isso é realizado?
9 Qual o uso dos dados gerados na CA?
(multipl a: Man te r cada st ro atuali zado d o clien te, en tende r o pe rfil do clie nte,
identificar oportunidades de negócios, fomentar ações de mkt relacionamento, segmentação de clientes, outros)
9 Como a empres a administra a duração do atendimento?
9 % de manifestações recebidas por natureza de cons ulta
(info/dúvidas, reclam ações, elogios, solicitações diversas,
su g est õe s, out ros)
9 Há integração entre os canais on line e off line (se a em presa recebe um eMail e em seguida recebe uma ligação, o
a tend ente di spõe de ssa in forma ção em tempo real )?
9 O que a empresa está fazendo para criar vínculos duradouros com o cliente?
9 A empresa investe em mark eting de relacionamento ou projetos CRM?
9 A empresa possui um planejamento estratégic o de marketing?
9 Cite casos que demonstrem o grau de excelência do atendimento de sua empresa.
9 A empresa acha que atendimento pers onalizado gera fidelização junto ao cliente? (Semp re ; Sim, d esde q ue
preço / qualidade sejam convincentes; Não. P reço e qualidade é o que importa ao cliente).
9 A empresa já realizou alterações de processos internos, produtos ou s erviços devido a manifestações
recebidas em sua CA? Cite exemplos mais recentes / mais importantes?
9 A qual diretoria de sua empresa a CA se reporta? Quantos níveis hierarquicos abaixo do presidente?
(ex. se estiver abaixo diretamente do presidente é um nível hierarquico)
9 As informações geradas pelos contatos recebidos são disseminadasno mesmo dia para os
departamentos da empresa? Que informações e para que departamentos?
9 Quão importante é a CA para o sucesso de sua empresa? 5(muito importante) a 1 (pouco).