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Práticas de aprendizagem organizacional e suas características – continuação
Prática de
aprendizagem
Características que delineiam as práticas
Planejamento
através de
cenários
A I.E. está aberta a mudanças e a suspensão de regras vigentes por considerar que o
ambiente externo é dinâmico. A análise e discussão das informações externas ocorre por
meio das reuniões realizadas antes de cada semestre entre Direção, Vice-Direção e
Coordenadores de Curso, para definição das mudanças, de que forma ocorrerão, sugerindo
que sejam implementadas de forma gradual. As comunicações das modificações a serem
implementadas são efetuadas aos funcionários pelo Coordenador-Executivo, pelo Diretor ou
pela Vice-Diretora; estes dois últimos também informam aos professores e aos
Coordenadores de Curso por meio de uma reunião denominada Conselho de Classe
Práticas de
benchmarking
Não são sistematizadas. A I.E. procura as Instituições que são reconhecidas em cursos
preparatórios para concurso e as Universidades que mantêm parceria como referência,
realizando visitas e reuniões com os membros da Administração destas, bem como
buscando informações por meio de consultas em seus sites ou, ainda, das informações,
idéias e sugestões repassadas por seus Coordenadores de Curso, professores e alunos que
mantêm ou já mantiveram contatos com outras organizações. Melhorias e erros sabidos e
observados são debatidos na reunião realizada antes de cada semestre entre Direção, Vice-
Direção e Coordenadores de Curso. Busca trocar informações e experiências quando dos
Encontros Anuais promovidos pelo Conselho Permanente de Escolas Estaduais do Brasil
Equipes
autodirigidas
A Instituição de Ensino não estimula o trabalho de pessoas de diferentes áreas para
trabalharem juntas, somente quando há uma demanda de trabalho muito significativa,
objetivando atender a atividades operacionais em momentos específicos. Mas uns podem
aprender com os outros em razão de uns apresentarem características mais administrativas, e
outros se destacarem por iniciativa, criatividade e empreendedorismo. Possibilidade de
profissionais realizarem em conjunto trabalho que seria impossível para um só. Autonomia
limitada dos funcionários; o trabalho não é complexo, sendo mais operacional. Trabalho
orientado para atender aos objetivos da organização. Possibilidade de os membros que estão
trabalhando em equipe manifestar problemas que ocorram. Coordenador-Executivo se
envolve nas atividades em equipe, das quais não estava acostumado a participar, utilizando-
se das informações oriundas desse trabalho para algumas tomadas de decisões
Práticas de
gestão de
recursos
humanos
A Administração recruta profissionais baseados em experiência, conhecimento que estes
têm relacionado a sua área de atuação, postura e comportamento apresentado na entrevista.
O conhecimento do funcionário é pouco considerado na formação das estratégias. A I.E.
prioriza os que tenham cursado ou estejam cursando uma Universidade. A Instituição preza
como características dos funcionários pontualidade, assiduidade, relação interpessoal,
iniciativa e presteza em desempenhar as funções. Sistema de cargos e salários. Não há
recompensas por desempenho, pagamentos adicionais ou premiações remuneratórias. A
motivação é percebida pelos funcionários ao sentirem que suas atividades são importantes,
que se identificam com as tarefas que realizam e têm um feedback freqüente quanto ao
desempenho. A I.E. apresenta condições físicas adequadas e agradáveis de trabalho. O
Coordenador-Executivo atua como líder, pois estimula os funcionários e tenta resolver os
problemas que estes apresentam. Não há sistema educacional e de treinamento estruturado.
A Administração auxilia financeiramente quando necessário para conclusão ou realização de
determinado curso, bem como incentiva treinamentos e cursos de capacitação relacionados à
área de atuação do funcionário. Apresenta pré-disposição para incentivar riscos e aceitá-los.
Reconhece os fracassos e os erros cometidos e tenta aprender com eles.
Comunicação
aberta entre os
membros da
organização
Permeabilidade das informações entre os diversos níveis hierárquicos da Instituição de
Ensino, uma vez que todos os funcionários sabem seus objetivos e estratégias. Funcionários
sabem previamente as suas atividades a serem desempenhadas, mas às vezes há uma falha
por desconhecerem as atividades que outro profissional está desempenhando. Muitas
informações são disseminadas por e-mail. Comunicação facilitada pela disposição física,
pela abertura e pela pré-disposição de Direção, Vice-Direção e Coordenadores de Curso em
ouvir problemas, sugestões, reclamações, questionamentos, observações e idéias
manifestados pelos funcionários.