Tabela 1. Critérios diagnósticos para transtorno de déficit de atenção e
hiperatividade
A. Ou (1) ou (2)
(1) seis (ou mais) dos seguintes sintomas
de desatenção persistiram por pelo
menos 6 meses, em grau mal-adaptativo
e inconsistente com o nível de
desenvolvimento:
(2) seis (ou mais) dos seguintes
sintomas de hiperatividade persistiram
por pelo menos 6 meses, em grau mal-
adaptativo e inconsistente com o nível
de desenvolvimento:
(a) freqüentemente deixa de prestar
atenção a detalhes ou comete erros por
descuido em atividades escolares, de
trabalho ou outras
(a) freqüentemente agita as mãos ou
os pés ou se remexe na cadeira
(b) com freqüência tem dificuldades para
manter a atenção em tarefas ou
atividades lúdicas
(b) freqüentemente abandona sua
cadeira em sala de aula ou outras
situações nas quais se espera que
permaneça sentado
(c) com freqüência parece não escutar
quando lhe dirigem a palavra
(c) freqüentemente corre ou escala
em demasia, em situações nas quais
isto é inapropriado (em adolescentes
e adultos, pode estar limitado a
sensações subjetivas de inquietação)
(d) com freqüência não segue instruções
e não termina seus deveres escolares,
tarefas domésticas ou deveres
profissionais (não devido a
comportamento de oposição ou
incapacidade de compreender instruções)
(d) com freqüência tem dificuldade
para brincar ou se envolver
silenciosamente em atividades de
lazer
(e) com freqüência tem dificuldade para
organizar tarefas e atividades
(e) está freqüentemente “a mil” ou
muitas vezes age como se estivesse “a
todo vapor”
(f) com freqüência evita, antipatiza ou
reluta a envolver-se em tarefas que
exijam esforço mental constante (como
tarefas escolares ou deveres de casa)
(f) freqüentemente fala em demasia
(g) com freqüência perde coisas
necessárias para tarefas ou atividades
(por ex., brinquedos, tarefas escolares,
lápis, livros ou outros materiais)
(g) freqüentemente dá respostas
precipitadas antes de as perguntas
terem sido completadas
(h) é facilmente distraído por estímulos
alheios à tarefa
(h) com freqüência tem dificuldade
para aguardar sua vez
(i) com freqüência apresenta
esquecimento em atividades diárias
(i) freqüentemente interrompe ou se
mete em assuntos de outros (por ex.,
intromete-se em conversas ou
brincadeiras)