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Quadro1–EtapasmetodológicasdaEducaçãoPatrimonial
Etapas Recursos/ Atividades Objetivos
1)Observação Exercícios de percepção
visual/sensorial, por meio de
perguntas manipulação,
experimentação, medição, anotações,
comparação, deducão, jogos de
detetive...
Identificação do
objeto/função/significado;
desenvolvimentodapercepçãovisuale
simbólica.
2)Registro Desenhos,descriçãoverbalouescrita,
gráficos,fotografias,maquetes,mapas
eplantasbaixas.
Fixação do conhecimento perceb ido,
aprofundamento da observação e
análisecrítica;
desenvolvimento da memória,
pensamento lógico, intuitivo e
operacional.
3)Exploração Análisedoproblema, levantamentode
hipóteses, discussão, questionamento,
avaliação, pes quisa em outras fontes
como bibliotecas, arquivos,cartórios,
instituições,jornais,entrevistas.
Desenvolvimento das capacidades de
análise e julgamento crítico,
interpretação das evidências e
significados.
4)Apropriação Recriação, releitura, dramatização,
interpretação em diferentes meios de
expressão como pinturas, escultura,
drama, dança , música, poesia, texto
filmeevídeo.
Envolvimento a fetivo, internalização,
desenvolvimento da capacidade de
autoexpressão, apropriação,
participação criativa, valorização do
bemcultural.
Fonte:HORTA
etal
,1999,p.11.
Horta
etal
(1999)chamaaat ençãoaindaparaasistematizaçãodoprocessocom
definição dos objetivos e resultados pretendidos, quais as habilidades, conceitos e
conhecimentos se pretende construir ao longo do processo. Toda a interação entre os
participantes do processo de Educação Patrimonial e o patrimônio (se ja um sítio,
monumento,etc.)nasceapartirdequestõesdecaráterinvestigatóriotaiscomo :ondeele
estásituado,comoe leseinserenapaisagemnatural,quantasestr uturasexistiam,deque
eramfeitas,paraqueserviam,quantaspessoasviviamali,cujasr espostasdadasnuncao
com certezas, apenas com probabilidades, devido a análise da evidência material
disponível e de pesqu isa e m fontes secundárias como do cumentos, livros, cartas, etc.
Entendese,portanto,haveracaracterísticadecomplementaridadepresentenasfontesque
subsidiamotrabalhodaEducaçãoPat rimonial,sejamelasoraisouescritas,monumentos
oufont esmuseológicas,entreoutras.
ParaVillagrán(2000,p.256) “aformulaçãodeumaperguntasobreoobjetoéjáo
estabelecimentodeumvínculo,éumapropostadetrabalho,éaincip ientecolocaçãodeum