88
Tabela 5 - Desempenho do aluno com alteração concordante no caminho nas 2ª e 3ª etapas de
aprendizagem
Desempenho do Aluno
Alteração concordante no caminho
Estrutura do caminho Nota das questões Distância
Aluno
2ª etapa 3ª etapa 2ª etapa 3ª etapa 2ª etapa – 3ª etapa
5 Inversão Ideal 9,74 9,50 -0,24
7 Inversão Ideal 9,23 9,74 0,51
9 Inversão Ideal 8,99 9,24 0,26
10 Incompleto Ideal 8,50 9,74 1,24
15 Incompleto Ideal 8,22 9,50 1,28
16 Incompleto Ideal 9,50 9,74 0,24
22 Incompleto Ideal 7,22 9,49 2,27
24 Incompleto Ideal 7,99 9,74 1,76
25 Incompleto Ideal 7,99 9,24 1,26
31 Incompleto Ideal 7,73 9,49 1,76
35 Incompleto Ideal 6,99 9,74 2,76
37 Incompleto Ideal 7,72 9,74 2,02
17 Incompleto Inversão 6,48 8,73 2,26
33 Incompleto Inversão 7,73 8,99 1,26
Tabela 6 - Desempenho do aluno com alteração não concordante no caminho nas 2ª e 3ª etapas de
aprendizagem
Desempenho do Aluno
Alteração não concordante no caminho
Estrutura do caminho Nota das questões
Distância
Aluno
2ª etapa 3ª etapa 2ª etapa 3ª etapa 2ª etapa – 3ª etapa
19 Ideal Aceitável 9,49 9,74 0,26
26 Ideal Aceitável 8,72 9,74 1,02
23 Ideal Incompleto 8,72 7,48 -1,24
28 Ideal Incompleto 9,49 9,24 -0,24
36 Ideal Incompleto 8,98 8,99 0,01
39 Ideal Incompleto 9,24 9,24 0
8 Ideal Inversão 10,00 8,98 -1,02
Os resultados obtidos indicam que, para os alunos considerados
“estável” houve uma diferença média na nota das questões igual a 0,79 ± 0,69. Para
os alunos considerados “avançado” essa média foi de 1,33 ± 0,88 e para os alunos
considerados “retrocesso” essa média foi de -0,17 ± 0,77.
Ao comparar esses três grupos de alunos em relação a essas médias,
foi encontrada diferença estatisticamente significativa entre elas (p=0,003). Nas
comparações dos grupos dois a dois também foi encontrada diferença significativa:
“estável” versus “avançado” (p=0,049); “estável” versus “retrocesso” (p=0,028) e