momento em que começa a ganhar força se dá após a renovação doutrinária promovida
por Leão XIII com sua encíclica Rerum Novarum de 1891, quando o movimento
apresentou um crescimento relativo no número de seus militantes na Europa e da sua
influência nos quadros dos partidos católicos, que então vinham se formando desde o
último terço do século XIX. Não tardou para surgirem as primeiras tentativas de
organização de partidos democratas cristãos. Mas, tais experiências rapidamente
sucumbiram à condenação de Leão XIII, que chamou à ordem os democratas cristãos
para manterem a Democracia Cristã na direção de “uma ação social benéfica ao povo”,
portanto estranha à política
25
.
Entusiasmado com o bom desempenho político-eleitoral dos partidos democratas
cristãos europeus e fundamentado nas reflexões do filósofo católico Jacques Maritain
26
,
o Movimento de Montevidéu surgiu com o objetivo de promover estudos dos problemas
político-econômicos da América e criar um programa baseado nos princípios políticos
da Democracia Cristã, mas de cunho mais à esquerda, como a única possibilidade de
impedir o florescimento no território latino-americano do totalitarismo, tanto de direita
quanto de esquerda. A organização de um movimento político de natureza democrata
cristã na América era então justificada, no preâmbulo de seu programa de princípios,
como o melhor caminho no sentido de “promover uma verdadeira democracia política,
econômica e cultural, sobre o fundamento dos princípios do humanismo cristão, dentro
dos métodos de liberdade, respeito à pessoa humana e desenvolvimento do espírito de
comunidade e contra os perigos totalitários crescentes do neofascismo, do comunismo e
da reação capitalista”
27
. A organização e a liderança do Movimento de Montevidéu
ficaram a cargo do uruguaio Dardo Regules, do argentino Manuel V. Ordoñez, do
chileno Eduardo Frei Montalvão e do brasileiro Alceu Amoroso Lima
28
que participara
25
Mayeur, 1980, p.22-l13; Letamendia, 1977, p.9-34
26
Jacques Maritain (1882-1973), nasceu na França, de família protestante, converteu-se ao catolicismo no final de seus estudos
universitários. Em 1936, Maritain publica Hurnanisme intégral inovando o pensamento católico ao propor a abertura do catolicismo
para as mudanças do mundo moderno. Com a publicação dessa obra, o pensamento de Maritain recebeu ampla oposição dos setores
tradicionalistas e de direita do catolicismo, como a Action Française de Maurras, a qual o filósofo era vinculado. Foi professor
durante várias décadas em universidades norte-americanas, canadenses e francesas e chegou a ocupar, durante o período de 1945-
1948, o cargo de embaixador francês no Vaticano por nomeação do próprio De Gaule. A filosofia social de Maritain acerca de
questões de uma prática democrática de inspiração cristã continuou sendo desenvolvida em obras como Christianisnze et dérnocratie
(1943), Principes d’une politique hunaniste (1944), L’homme et I’Etat (1959) e inúmeros artigos e conferências.
27
Lima, A. A. Entrevista. A Ordem, jul.-ago-set., 1947, p.l86-9.
28
Alceu Amoroso Lima (1893-1983), nasceu nas Laranjeiras, na cidade do Rio de Janeiro, em 1893. Seu legado de obras e artigos
publicados, somado à participação no Ministério da Educação de Gustavo Capanema, são importantes, no que diz respeito seus
escritos o enfoque será as questões católicas. Optou-se por esse recorte histórico por iniciar-se no ano da conversão de Amoroso
Lima ao catolicismo. Seu pai era empresário e um republicano convicto; por isso ele pôde contar com uma excelente formação
intelectual, estudando no Ginásio Nacional, onde, conforme ele próprio diz, pôde conhecer e se interessar pela condição dos garotos
operários que estudavam com ele. Além disso, sua juventude foi influenciada pela participação na campanha presidencial frustrada
de Rui Barbosa, em 1910, e por uma intensa produção de crítica literária. Um tanto inseguro sobre a qualidade de seus trabalhos
artísticos, Amoroso Lima preferia assiná-los com o pseudônimo de “Tristão de Athayde”, escolhido ao acaso. No entanto, logo foi
descoberto e por isso passou a ser conhecido tanto por seu verdadeiro nome como pelo pseudônimo. O ano de 1924 registra duas
mudanças importantes na sua vida: casa-se com uma mulher de formação católica e passa a trocar correspondências com o
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