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Luiz
Dourado
2 professores
entrevistados
federal 5692/71 art. 9º e resolução
130/77. Também oferece Educação
Infantil e EF em dois turnos, além do EM
da EJA.
-O nível socioeconômico dos alunos é
médio/baixo.
-Desenvolve vários projetos.
-Ocorrem reuniões pedagógias semanais
e de unidocência.
-A avaliação até a 4ª série do EF é por
parecer descritivo e, nas demais, é
somativa. No mínimo 18 pontos no 1º e
2º trimestres e 24 pontos no 3º.
voltada para a realidade, sendo
aberta às colocações dos alunos
para que ele possa expressar o que
pensa.
-Deve contribuir para eliminar a
seletividade social e torná-la
democrática, preparando o aluno
para o mundo adulto e suas
contradições, fornecendo-lhe
instrumentos para a participação
organizada e ativa na
democratização da sociedade.
-A escola deve funcionar com
disciplina e organização,
preocupando-se com a formação de
hábitos e atitudes sadias.
Escola
Estadual de
Ensino
Médio
Alfredo José
Kliemann
1.114 alunos e
68 professores
1 professor
entrevistado
-Localizada no bairro Bom Jesus,
considerado um dos mais violentos da
cidade.
-Única escola que oferece no noturno EF
regular, também oferece a EJA.
-Única escola da cidade que aderiu ao
programa do governo do estado “Escola
Aberta”.
-Alunos de classe socioeconômica baixa.
-Muitos alunos são trabalhadores
informais.
- Projeto educativo em que se
propõem a atender as exigências e
expectativas da sociedade e da
comunidade para a construção de
uma escola que forme cidadãos
criativos, críticos, participativos e
autônomos em todas as dimensões
de sua formação.
-A escola busca a participação da
família para, em conjunto, trabalhar
limites e assim desenvolver
disciplina, respeitando direitos e
deveres.
Escola
Estadual de
Educação
Básica
Estado de
Goiás
1.132 alunos e
82 professores
1 professor
entrevistado
-Localizada na parte central da cidade.
-Recebe alunos do centro e de alguns
bairros da cidade.
-Os alunos nem sempre compram os
materiais solicitados pelos professores
principalmente no EM.
- O nível socioeconômico dos alunos é
médio.
-A escola desenvolve vários projetos.
-Acontece reunião pedagógica todas as
semanas.
-A matrícula é seriada, tendo progressão
parcial em até duas disciplinas no EM.
-A avaliação do aproveitamento é
registrada em pontos, numa escala anual
de 0 a 100. Para ser aprovado ao final do
período letivo o aproveitamento deve ser
igual ou superior a 60 pontos.
-A sociedade escolar quer uma
educação de qualidade, que garanta
as aprendizagens essenciais para a
formação de cidadãos críticos,
participativos, competentes, dignos,
responsáveis pela sociedade em que
vivem e na qual esperam que sejam
atendidas suas necessidades sociais,
políticas e econômicas.
Escola
Estadual de
Ensino
Médio
Ernesto
Alves de
Oliveira
1.500 alunos e
110 professores
1 professor
entrevistado
-Localizada no centro da cidade.
-Apresenta boa infra-estrutura;
-Oferece matrícula seriada com
progressão parcial em até duas
disciplinas.
-A avaliação é por notas.
-Recebe alunos de várias partes da
cidade, centro, bairros, meio rural.
-Construir um ser humano
solidário, crítico, honesto, livre,
participativo, competente,
autônomo, democrático e
responsável. Sujeito transformador
da sociedade em que está inserido.
Comprometido com um projeto de
vida que contemple ética e
cidadania plena.
Escola de
Ensino
Médio José
Mânica
800 alunos
40 professores
1 professor
-Localizada no bairro Esmeralda.
-Apresenta infra-estrutura precária.
-Os alunos são filhos de operários das
fumageiras que se localizam próximo à
-Prevê a construção de uma escola
com participação e colaboração dos
pais, promovendo a vivência de
valores sociais, orientando o aluno