76
Tabela 4 – Tema “Mau Aluno”
Categoria Subcategoria Exemplo N
1.Indisciplinado “...não aceita regras, e a vida é feita de regras, de disciplina, então isso pra mim é
um mau aluno...”
7
2. Desinteressado “...e não se interessa por nada...do que está se passando dentro da sala de aula...” 7
3. Indiferente “O mau aluno é aquele que vem na escola por vir...” 3
4. Responsabilidade
familiar
“...acho que o mau aluno é aquele que a família não tem estrutura, é aquele que a
família não dá respaldo em casa...”
3
5. Desobediente “É aquele que já não respeita, faz o oposto, né?...” 2
6. Carente “...é aquele carente...” 1
7. Disperso “...Tá assim, meio que perdido na sala de aula...” 1
8. Nato “...também é da própria criança...” 1
A - Comportamento
do aluno
9. Resistente ao auxílio
docente
“...não aceita ser ajudado também, sabendo que está errado.”
1
1. Dificuldade no aprendizado “...Eu acho que é aquele que tem mais dificuldade para aprender...” 8
2. Desinteresse ...”aquele lá, já fica desinteressado dentro da sala de aula...” 7
3. Indisciplina “...pra mim este é o mau aluno, porque ele atrapalha o aprendizado dele próprio, o
ensino da professora e o aprendizado da sala...”
6
4. Objetivos não atingidos “...provavelmente vai apresentar um rendimento menor...” 6
5. Não faz atividades “...não faz uma tarefa, não faz uma pesquisa...” 4
B - Aprendizagem
6. Desestimulado “...Porque ele não se sente estimulado...” 3
1. Esperançoso “...e alguns a gente consegue recuperar, transformá-lo em bom aluno...” 11
2. Preocupado “Olha...eu enquanto professora deles, eu faço o possível e o necessário pra resgatar
o problema da criança...”
9
3. Desmotivado “...o mau aluno ele tem que ser arrastado, a gente tem que estar lutando no dia-a-
dia...”
7
4. Pesaroso “...O mau aluno infelizmente ele transmite pra gente um sentimento de... talvez
pena...”
2
5. Desesperançoso “...outros a gente termina o ano e ele continua sendo mau aluno...” 1
6. Menos preocupado “...você infelizmente começa a deixá-los um pouco de lado...” 1
7. Discriminador “...a gente não quer fazer diferença (...) mas acaba fazendo, né?...” 1
8. Triste “Uma grande tristeza...” 1
9. Irritado “...eles acabam ... assim ... deixando a gente irritada, nervosa...” 1
10. Ansioso “...a gente tem uma certa ansiedade...” 1
C - Relacionamento professor
e mau aluno
11. Rançoso “... você já tem um pouquinho mais de ranço com aquele aluninho...” 1
1. Pessimista “É uma trajetória assim...difícil, porque eles geralmente vão apresentar os
problemas em todas as séries, né?...”
9
2. Estigmatização do aluno “Abaixa a auto-estima deles, eles se sentem desprivilegiados, ele passa a ser (...)
uma pessoa que leva até o preconceito...”
6
3.Mudança de trajetória de
vida
“...Chega num nível...eles não vão mais pra frente, optam por outro tipo de vida...”
5
4. Otimista “...eu acho que eles vão pra frente no nível deles...” 3
D - Visão de futuro
5. Responsabilidade familiar “...a gente não sabe a estrutura familiar que tem por trás (...) o acompanhamento
que eles vão ter...”
2
1. Nem sempre se confirma ...Às vezes a gente acha que ele não vai aprender e ele desperta no meio do
caminho...”
7
2. Se confirma “...se no primeiro momento, a gente viu lá que ele (o aluno) tem dificuldade, ele vai
ter essa dificuldade até o fim do ano.”
6
3. Não se confirma “...mudar de idéia eu mudo constantemente porque todos os dias eles (os alunos)
me surpreendem com a facilidade que eles têm de aprender.”
2
E - Concretização da profecia
do professor sobre o mau
aluno
4. Não concorda em profetizar “...então tem muitos professores que tacham no início que esse aí não vai aprender,
e não é por aí, né?...”
2
F - Não concorda com o
conceito
“entre parênteses: mau aluno, que eu acho que não existe...”
8
G - Dificuldade para definir o
mau aluno
“Mau aluno é... complicado...”
3
H- Negação do estereótipo “...o mau aluno não é justamente aquele que não faz as atividades...”
3