Nº. Atividade/Cognição 4/5 Condição Resposta Material Resposta da criança
70 Repete rimas familiares. Perguntar ao mediador que rimas ou
canções são familiares à criança
(exemplo: “Um, dois, feijão com arroz”,
“parabéns a você”). Dar o modelo verbal
pelo menos duas vezes à criança e
solicitar a resposta.
Repetir rimas familiares = repetir pelo
menos de oito a dez palavras de uma rima,
canção infantil familiar ou comercial de
TV, por tentativa.
Critério: repetir pelo menos duas
diferentes rimas familiares ou canções, de
tal forma que três pessoas as identifiquem.
71 Diz se um objeto é mais
pesado ou mais leve
(diferença de menos de
0,5 quilo).
Apresentar dois recipientes à criança,
cuja diferença de peso seja menor do que
0,5 quilo e fazer perguntas a ela. Variar a
ordem dos objetos nas perguntas, de
modo a não dar pistas adicionais.
Frente à pergunta: “(Isto) é mais leve do
que (isto/a
corretamente, ou seja, dizendo “mis leve”,
mais “pesado”, conforme a situação, 20
segundos após cada tentativa.
Critério: apresentar respostas corretas a
pelo menos três “pares” de objetos, sendo
pelo menos um dos pares mais
pesado/leve.
Recipientes de
plástico ou de lata,
com diferentes
quantidades de areia,
sal, doces, feijão,
macarrão,etc.
72
Diz o que está faltando
quando um objeto for
retirado de um grupo de
três.
Mostrar à criança um grupo de três
objetos por 30 segundos, pedir-lhe que
cubra os olhos ou vire de costas , retirar
um objeto e pedir para a criança que olhe
diga qual objeto foi retirado.
Critério: indicar pelo menos três objetos
diferentes retirados de grupos variados.
Lápis, borracha,
xícara, brinquedo,etc.
73 Nomeia oito cores. Apresentar objetos de cores diferentes e
solicitar a resposta: “De que cor é (este
objeto)?”.
Frente à pergunta: “De que cor é (este
objeto)?”, nomear adequadamente, dentro
de 20 segundos após cada pergunta.
Critério: nomear oito cores de forma que
três pessoas diferentes identifiquem as
cores nomeadas.
Objetos (blocos, retrós
de linha) de cores
nítidas: vermelho,
amarelo, azul, verde,
laranja/rosa,branco,pre
to,marrom/cinza.
74 Identifica o valor de três
moedas.
Apresentar três moedas de valores
diferentes e solicitar à criança, por
exemplo, que aponte a moeda de um
real.
Identificar = apontar ou nomear tr6es
moedas de valores diferentes (R$ 1,00 R$
0,50; R$ 0,25).
75 Emparelha símbolos
(letras e números).
Apresentar à criança um conjunto de
cinco cartões de números ou letras
(exemplo: 2,3,4,5,1). Em seguida,
entregar à criança um conjunto idêntico,
pedindo-lhe que emparelhe (colocando
juntos os cartões idênticos). A cada
tentativa, alterar a posição de todos os
cartões.
Emparelhar pelo menos cinco símbolos
(letras e números) em 60 segundos por
tentativa.
Critério: emparelhar, no total de três
tentativas, 15 símbolos, sendo pelo menos
um conjunto de cinco símbolos referente a
números e outro conjunto referente a
letras.
Conjuntos iguais de
pelo menos cinco
cartões de números e
letras.