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conjuntos, sistema de numeração decimal, números romanos, números ordinais, geometria,
expressões numéricas, operações do números naturais, sentença matemática, seqüências e
divisores, números primos, múltiplos e divisores de um número natural, representação
fracionária de números inteiros e operações, representação fracionária dos números decimais
e operações, sistema monetário, porcentagem, medidas (massa, comprimento, volume,
capacidade, tempo), gráficos e medidas aritméticas. Os conteúdos da 5ª série (6ª. série)
estavam distribuídos em 13 unidades: conjuntos e operações com conjuntos, correspondência,
números naturais, operações em N, sistema de numeração, seqüências e divisores, MMC,
MDC, potenciação, números fracionários, números decimais, sistema métrico decimal e
construções geométricas (planas, tridimensionais, áreas e perímetros). Verifica-se, portanto,
que há uma sobrecarga de conteúdos na 4ª série em relação a 5ª série, o que não deveria
acontecer, considerando a maturidade e o desenvolvimento cognitivo apontados por Piaget em
sua teoria das fases do desenvolvimento, ou seja, a criança de 4ª série do Ensino Fundamental
regular encontra-se na faixa etária entre 9/10 e 11 anos (fase das operações concretas)
enquanto que a criança de 5ª série, do mesmo segmento de ensino, estaria entrando na fase do
desenvolvimento das operações formais quando o nível de abstração é maior. No entanto,
durante a pesquisa de campo, realizada no decorrer do 2º trimestre/06, constatou-se que os
alunos da 4ª série, já haviam aprendido MMC, MDC, potenciação e radiciação logo no 1º
trimestre. A explicação dada pela professora foi que estes conteúdos são seqüenciais aos
conteúdos de múltiplos e divisores de um número natural, trabalhados em março/06. Os
alunos conseguiram, baseados em modelos de mecanismos de execução dos exercícios
matemáticos, aplicá-los em outros exercícios semelhantes. Porém, ao propor situações-
problema que envolvessem tais conteúdos, a dificuldade de resolução era notória. Com este
fato, se poderia inferir que uma das possíveis causas da dificuldade em aprender matemática
estaria atrelada aos conteúdos programáticos que estavam além do nível de assimilação dos
alunos uma vez que, segundo a teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget (1975), a
maioria deles estaria no período operacional concreto e não das operações formais, ou seja, no
período operacional concreto a criança ainda necessita muito do apoio do material concreto e
situações concretas relacionadas ao seu cotidiano para processar as informações (assimilação
e acomodação dos conhecimentos adquiridos para utilizá-los em novas situações –
adaptação). Como argumenta Wadsworth (1984, p. 71), baseado na teoria piagetiana, [...] o
pensamento [operacional concreto] ainda está estreitamente ligado ao concreto e vinculado
à percepção [...].