18
O resultado líquido é que, enquanto as universidades públicas
decodificam o genoma, as escolas básicas produzem ignorância e
analfabetismo, (pesquisa recente revela que somente um quarto da
população brasileira consegue ler uma notícia de jornal). Ficamos em
último lugar no ensino de matemática, penúltimo em ciências e lá atrás em
leitura, segundo o teste PISA 2003. Outro ranking recente da UNESCO
colocou-nos em 87° lugar em índice de qualidade da educação”.
Para Ribas (2002, p. 3),
A face oculta da realidade de Santa Catarina não aparece, nem deveria,
para a perpetuação das oligarquias catarinenses. Assim a realidade
educacional de Santa Catarina, apresenta índices estatísticos positivos,
colocando a quantidade acima da qualidade, apenas para prestar contas
Governo Federal, MEC, Banco Mundial, BIRD e outros organismos
estrangeiros dos convênios e dos compromissos políticos efetuados.
APROVADOS, REPROVADOS E AFASTADOS POR ABANDONO NO ENSINO
FUNDAMENTAL POR DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA 1999-2000/SC
MOVIMENTO E RENDIMENTO FINAL
APROVADOS REPROVADOS
AFASTADOS POR
ABANDONO
1999 2000 1999 2000 1999 2000
DEPENDÊNCIA
ADMINISTRATIVA
%
%
%
%
%
%
Estadual 435.680
88,33
427.096
90,27
57.557 11,67
46.016
9,73 22.573 4,19
21.895
4,16
Federal 557 91,91
584 94,65
49 8,09 33 5,35 2 0,33
1 0,16
Municipal 310.488
90,26
323.919
90,92
33.494 9,74 32.349
9,08 10.554 2,88
9.426 2,47
Particular 73.755 98,13
73.731 98,34
1.408 1,87 1.245 1,66 185 0,24
106 0,14
TOTAL 820.480
89,87
825.330
91,20
92.508 10,13
79.643
8,80 33.314 3,39
31.428
3,20
Fonte: SED/DIRP/GEINF
Para a autora (op.cit, p.34).
Mesmo o índice de aprovação ser de 90,27% em 2000, que atinge 427.096
alunos matriculados na rede estadual, precisamos avaliar a qualidade de
ensino oferecido a estes estudantes, dados expostos sobre a Avaliação
Nacional da Educação Básica, que a qualidade da escola está longe de ser
a adequada, pela avaliação dos alunos de 4ª e 8ª série do ensino
fundamental e do 3º ano do ensino médio, indica que o aluno aprende
menos do que deveria. Conforme anunciado pelo Clipping Educacional de
05/12/2000, Em Santa Catarina, o Saeb avaliou, por amostragem, 238
escolas, envolvendo 14 mil alunos das 4ª e 8ª séries do ensino fundamental
e 3ª série do ensino médio. As disciplinas foram matemática e língua
portuguesa. Nos desempenhos médios apontados ficou clara as
deficiências dos alunos em língua portuguesa. Tanto, que o resultado do
Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), o aluno brasileiro
não compreende o que lê, entre 32 países submetidos ao teste, o Brasil
ficou em último lugar.
E esta realidade não é apenas a nível nacional, mas conseqüência de uma
política educacional que trabalha com programas emergenciais e
paliativos, a exemplo das classes de aceleração, ciclos, alteração da
avaliação do aluno, mas não enfrenta diretamente, as questões estruturais e