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de grão, através de tratamentos térmicos durante a fabricação, por deformação a frio
(encruamento), ou revenimento a temperaturas baixas e endurecimento secundário.
Aços de baixa e media liga, ultra-resistentes podem atingir valores da ordem de
1.900 MPa quando devidamente temperados e revenidos, como é o caso do aço AISI
4340 temperado e revenido a (200-230) °C, usados em componentes de trem de pouso
de aviões. O inconveniente é a baixa tenacidade, que pode ser parcialmente sanada
com adição de elementos de liga. Um exemplo é o aço AISI 4340, modificado com
adição de Mo, V e Si que atinge resistência da ordem de 2.100 MPa, aplicados em
temperaturas próximas da ambiente. Este fato também ocorre no aço AISI 300M. Este
aço difere do AISI 4340 pelo alto teor de silício, teores de carbono e molibdênio
ligeiramente maiores, além da adição de vanádio. O silício proporciona maior
temperabilidade, aumento de endurecimento por solução sólida e melhor resistência
mecânica a altas temperaturas. Este aço foi desenvolvido como uma evolução do aço
AISI 4340, apresentando uma superioridade no que diz respeito à tenacidade, quando
são necessárias baixas temperaturas de revenido para evitar empenamentos. Este aço
tratado termicamente apresenta limite de escoamento de 1.750 MPa e limite de
resistência a tração de 1.890 MPa (SANTOS, 2001; TOMITA; OKAWA, 1993). As
principais aplicações do aço 300M são: fixadores de alta resistência, carcaças de
motores e motores de mísseis como o VLS – Veiculo Lançador de Satélite (o AISI
4340 foi substituído pelo aço 300M devido aos excelentes resultados obtidos na
determinação dos parâmetros de tratamento térmico e de soldagem realizados para este
aço), trens de pouso, tubos de canhão, parafusos, pinos e componentes estruturais de
aviões, eixos, engrenagens componentes de bombas, vasos de pressão. etc.
Uma classe de aços ultra-resistentes de alta liga que tem boa tenacidade e
soldabilidade, são os aços MARAGING (Martensita + Age Hardening), onde o limite
de escoamento atinge níveis entre 1.030 e 2.420 MPa, oriundo do endurecimento por
envelhecimento de uma matriz martensítica de baixo teor de carbono. Nestes aços o
endurecimento ocorre por uma reação que não envolve carbono, sendo o aumento das
propriedades mecânicas obtido pela precipitação de compostos intermetálicos em
temperatura da ordem de 480 °C (MOURA NETO; ALMEIDA, 1997).