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- Envolve a definição do foco do que monitorar, o que pode ser
feito pelas metodologias de Fatores Críticos de Sucesso e Key
Intelligence Topics, mas não exclusivamente.
b) A identificação das principais fontes de informação, a coleta e
o armazenamento das informações dos ambientes externo e
interno (COSTA, 2002; Kahaner, 1996; Fuld, 1995; TYSON,
1996, KAHANER, 1996, THOMAS, 2000; GOMES e BRAGA,
2005; MILLER, 2002; CALOF, 1997; NOLAN, 1999).
- Segundo todos os autores mencionados, essa etapa envolve a
identificação, o mapeamento, a análise e a escolha das melhores
fontes de informação, segundo critérios de acessibilidade,
multisciplinaridade; qualidade de conteúdo, abrangência, tanto
para primárias quanto para secundárias. Pressupõe o
estabelecimento de networking por parte dos profissionais de
Inteligência com os demais colegas da organização e a criação
de meios que permita a todos compartilhar as informações do
ambiente externo que detém.
c) A análise e síntese das informações (COSTA, 2002; MILLER,
2002; MALHAORTRA, 1999; SANDMAN, 2002; FLEISCHER e
BENSOUSSAN, 2003; MARCEU e SAWKA, 2002; NAYLOR,
2006; MYBURGH, 2004; GOMES e BRAGA, 2005; KAHANER,
1996; THOMAS, 2000).
- Todos os autores pontuam que essa fase, se bem executada,
pode representar o fato diferencial de vantagem competitiva para
a empresa. Para sua execução, o analista de Inteligência dispõe
de várias ferramentas analíticas, contudo, não deve tolher seu
pensamento criativo em função delas.
d) A disseminação da inteligência para o decisor (HERRING,
1997; FIORA, 2005; DUGAL,1998; TYSON, 1996; PRESCOTT e
MILLER, 2002; THOMPSON e WING, 2001).
- Envolve a montagem de um plano de disseminação para tornar
a visibilidade mais fácil, definindo: linha de produtos, definição de
público-alvo para cada produto, freqüência de disseminação;
encontros sistemáticos com os decisores para identificar temas e
ocasião para disseminação de produtos; formas de
disseminação.
A avaliação do sistema de
Inteligência Competitiva
As considerações apresentadas por Kahaner (1996) e
McGonagle e Vella (2002) apontam para a necessidade de
avaliar o processo de Inteligência, pois:
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0410718/CA