26. Fuimos presentados al los puntos turísticos,de la región (Ø )(I8, 3ª C)
27. Cuando pequeña Ø me gustaba mucho visitar (,)(I9, 3ª C)
28. de las calles de mi ciudad y de la estabilidad de la tierra Ø tuve sentimientos increíbles(,)
(I14, 3ª C)
29. No sé lo que fue mejor Ø si el balanzo del mar, las noches sin iluminación(,) (I14, 3ª C)
Como já foi observado anteriormente, entre os erros de pontuação, o mais comum
foi a omissão da vírgula, principalmente na separação de complementos oracionais
(exemplos: 1, 2, 3, 8, 12, 14, 20, 21, 22). Estes tipos de erro não são considerados graves
porque não impedem a transmissão da mensagem. Eles não são de fácil identificação,
portanto, consideramos como erro somente os casos que pareciam mais evidentes. Na
sondagem realizada, os informantes disseram que erraram “por falta de atenção”, “porque
não sei pontuar bem em português”, “falta de atenção”.
4.3.2. Acentuação gráfica
1. Fuímos, rio, dias, habia, reido (I1, 1ª C)
2. dias, mi, jugában, casí (I2, 2ª C)
3. cómo, practicamente,de dónde (I3, 1ª C)
4.tia, vivian, dia, epoca (I4, 1ª C)
5. sítio (I5, 1ªC)
6. frio, como (I6, 1ª C)
7. podiamos, caminabamos, andabamos (I7, 1ª C)
8. mas, hacia, teniamos, el, sítio, mi, família (I8, 1ª C)
9. divertiámos, viájamos (I10, 1ª C)
10. mi (I11, 1ª C)
11. antíguo, fuímos, conocia, és, dónde, continuo ( I12, 1ª C)
12. tio, fuímos, jovenes, dias, despues, mas, conocímos, sítios (I13, 1ª C)
13. és, ciências, vários, sítios, mayoria (I14, 1ª C)
14. princípio, Diós, el (I1 2ª C)
15. mi, pués, autobus, conseguian, aproveche, saque, várias (I2, 2ª C)
16. Mís, tios, dónde, conoci (I3, 2ª C)
17. hacia, jugabamos, cruzabamos, rio, cogiamos, visitabamos, turisticos (I4, 2ª C)
18. litoranea, frio ( I6 2ª C)
19. quede, gusto, vários (I7, 2° C)
20. tia, dá, notícia, dia, volvi, família, tambien, economia (I8, 2ª C)
21. pedi, cuantos, tenia, vários, sútil, estas (I9, 2ª C)
22. mi (I10, 2ª C)
23. mi (I11, 2ª C)
24. dónde, aquél, sítio, mi (I12, 2ª C)