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Outro fator bastante preocupante é a falta de preparação dos professores no exercício
de sua profissão. Na regência em área técnica é desejável que o professor apresente o mínimo
de conhecimento técnico. Isso certamente exigirá uma maior seleção e preparo dos
professores, bem como um investimento da instituição em oferecer cursos de aperfeiçoamento
aos professores ou de preparação para a área específica. Há de se reconhecer também que, os
cursos de formação de professores de línguas ignoram o ensino instrumental e,
conseqüentemente, não preparam os professores para atuar eficientemente nesse ambiente. É
notável a contratação de profissionais nesta área sem o preparo prévio ao exercício de tal
função, além da falta de suporte por parte da instituição em promover reuniões
interdisciplinares para que os professores possam trocar materiais e fornecerem uns aos outros
o apoio que eles precisam ao iniciar o ensino em uma área nova, neste caso, a técnica. Esse
fato pode levar o professor à insegurança. De acordo com a literatura de ESP, o EAP (English
for Academic Purposes) é um ramo relativamente novo, voltado para o ensino de inglês com
propósitos acadêmicos (SHARPLING, 2002). Neste contexto, os professores não são
obrigados a dominar o conteúdo técnico, mas é desejável que eles adquiram o mínimo
necessário à sua prática, conforme aponta Bell (1999):
[...] Os professores de Inglês para propósitos acadêmicos deveriam questionar seus
alunos sobre o conteúdo do assunto dado, como uma oportunidade de desenvolver a
fluência deles, produzir a fala, e efetivamente compartilhar seus conhecimentos sobre
o tema, mesmo que extrapole o domínio de conteúdo do professor. Esta estratégia,
entretanto, envolve um alto grau de risco ao professor, especialmente em termos de
sua credibilidade junto aos alunos.
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Outro relato descrito no diário, diz respeito à reação da professora observada ao ficar
constrangida com a presença da pesquisadora. Ocorreu apenas uma interação da pesquisadora
quando opinou sobre o uso de termos técnicos na língua portuguesa, afirmando que o
português é muito rico, e pode oferecer alternativas aos significados de verbetes em inglês, já
na opinião da professora regente, existem termos que não são traduzíveis, conforme relatou:
[...] Com relação à presença da pesquisadora, confesso que, a princípio fiquei um
pouco nervosa e tive dificuldades para agir naturalmente, especialmente mediante a
sua contribuição para a discussão dos alunos, a qual, emitia uma opinião contrária à
minha. Contudo, o ocorrido foi de extrema importância para que eu reconsiderasse o
meu papel como professora. A verdade é que não tenho direitos de patente sobre a
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[…] EAP trainers were typically told to exploit queries about subject content, so as to provide opportunities
for the students to develop their fluency, produce extended spoken discourse, and effectively share their
knowledge of the subject, even if this knowledge goes beyond the trainer's command of the subject. This strategy
however, involves a high degree of risk for the trainers, particularly in terms of their credibility with the learners.