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P1: Sim! É... é... é... fica muito claro, né? Então... a cultura eu acho que... que influencia muito. Tem alguns
que... que aprendem de uma forma mais lúdica, né? É... brincando com a língua, né? Fazendo associações com
as palavras da língua deles ou com alguma palavra que ele ouviu na rua, alguma expressão idiomática que ele
ouviu na rua... no caso, o português e... ele faz associação em sala de aula e desvenda o mistério, num é? E ele
dá um salto por conta disso. É... tem alunos que são mais metódicos que... que fazem muito exercício, que têm
um caderno com uma série de anotações, né? É... tem o aluno que solicita mais a correção do professor, outro
não, né? É... eu percebi por exemplo, essa coisa do metódico, né? É aluno de... de é... de países como Alemanha,
China, Japão... Eles, no caso, do... do... é, eu acho que foram esses... mais... é... eles eram muito mais metódicos
no sentido de fazer muitos exercícios. É... sempre traziam o exercício pronto, fazendo mais até do que eu
solicitava, né? É... já os hispano-falantes, já são mais... mais tranqüilos porque acreditam que a proximidade da
língua, já... facilita, né? Então a aprendizagem ela é muito oral. A preocupação deles é muito mais com a
oralidade do que com a escrita. A preocupação da escrita vem lá adiante quando ele já é um
intermediário/avançado e ele continua, né? Com os africanos, é... eu encontrei muito essa característica do
lúdico, né? E entre eles também mais perguntas, né? Com essa turma do PEC-G tem alunos que são mais
concentrados, né? E... parecem... são, aparentemente, mais comprometidos do que outros, não que os outros não
sejam, mas aparentemente a postura, né, de fazer o exercício e tudo mais, mas, é... são mais... aprendem de uma
forma mais divertida.
P: Certo! É... e o que que você faz pra ensinar uma língua. Que tipo de atividades você desenvolve?
P1: Hnn... Bom, é... o que a gente, o que eu hoje em dia procuro fazer é me aproximar de uma abordagem
comunicativa, né? É, sei que ainda há muito o que fazer, tá? Mas eu tento, na medida do possível, ainda que eu
perceba que existem uma série... há uma serie de momentos em que eu resgato a abordagem gramatical mais
estruturalística na sala de aula, né? Mas assim, a prioridade é partir agora de uma situação, né? Mais próxima
do real de... de... uma situação de uso, uma situação real de uso ou próxima da... de.. uma situação real de uso e
que haja significado, né, havendo significado. E ao partir da oralidade [xxx], da habilidade, aí é... não há
problema, né? O foco maior é ter uma atividade significativa próxima da realidade, de uma situação real, então,
posso partir de um texto escrito, posso partir de uma... de um questionamento. Eu lembro que, eu gosto muito de
começar a aula com perguntas, mostrando... algumas... alguma pergunta ou mostrando uma sentença pra
desenvolver a oralidade, né? Pode ser a leitura também, a... a... habilidade não é, não é tão relevante porque,
como elas estão integradas, né, atualmente [xxx], então, uma solicita a outra. A grande proposta é que seja
significativa para o meu aluno, tá, e que, é... esteja próxima de uma situação real de comunicação.
P: Ok! É... bom, dentro disso que ce falou, quais seriam a... os tipos de atividades que você desenvolveria?
P1: Atividade?
P: É!
P1: Poderia ser é... um... um vídeo, um pedaço de um filme, é... pra... discutir a... alguma questão cultural, né?!
P: Unrun!
P1: Naqueles três minutos de filme, de cena. Ah... poderia ser uma cena em que eu poderia explorar a expressão
idiomática usada pelos interlocutores... ah... poderia ser... um... um conto brasileiro, uma crônica pra
desenvolver vocabulário, aumentar vocabulário, pra divertir, alguma coisa que tivesse algum aspecto cultural,
né, por exemplo, o estereótipo...Oi, tá ouvindo???
P: Tô, você falou divertir ou advertir???
P1: Divertir!
P: Divertir, tá!
P1: É, divertir... ah... al... algo divertido tipo trabalho com questão da... do... do este... estereótipo este...
estereótipo do brasileiro: aquele que chega sempre atrasado, aquele que gosta de samba, né?! É... poderia ter
uma certa... um problema, né, e ele teria que resolver o problema. É... traduzir um texto escrito, poderia ser uma
resenha crítica, é... um anúncio, uma... e-mail respondendo um... um colega, um convite pr’um... pr’um... pr’um
amigo pra visitar o Brasil, né?! Atividades poderiam ser várias atividades na aula [xxx], tanto em sala de aula
quanto extra-classe, né?!