APÊNDICE 3 - METODOLOGIA DA AVALIAÇÃO
Segundo os Gestores Segundo os Documentos
“Pesquisa oficial da IES” (SUJEITO 1).
“Processual, com estudos, através de CPA; está sendo um
caminhar, lento mas acertado e com buscas sempre de
sugestões” (SUJEITO 2).
“No meu curso é realizada semestralmente. Agora, no curso
de Secretariado EAD, que é modular, realizaremos no final de
cada módulo” (SUJEITO 3).
“É realizada anualmente pelos alunos, professores e demais
profissionais da instituição” (SUJEITO 4).
“Semestralmente, através de pesquisas com alunos,
professores e funcionários, on-line. Os dados tabulados são
estudados e tomadas as intervenções pertinentes a cada
situação” (SUJEITO 5).
“On-line, dividida em perfil do aluno, estrutura organizacional
e professores” (SUJEITO 6).
“É realizada por meio de uma Comissão Própria de
Avaliação, com a participação de todos os coordenadores dos
diferentes cursos e de professores especialistas em avaliação
e que, através de questionários e outros instrumentos
especialmente elaborados para as pesquisas, avaliam todas
as dimensões da instituição” (SUJEITO 7).
“Informatizada” (SUJEITO 8).
“Através de perguntas na forma de resposta direta, como
também por um trabalho no final de cada módulo para assim
formalizar o todo do conhecimento do aluno” (SUJEITO 9).
“Para o ensino a distância segue os padrões do SINAES,
com os integrantes preenchendo os quesitos “on-line”, sendo
agrupados e totalizados ao sistema” (SUJ. 10).
“Em nossa IES a avaliação institucional é efetivada por meio
de instrumento on-line, onde os alunos manifestam suas
opiniões sobre todos os aspectos envolvidos no processo de
formação superior” (SUJEITO 11).
“São descritas as atividades e funções da instituição; a
comunidade universitária é conclamada a se
pronunciar/posicionar a respeito do
desenvolvimento/desempenho institucional” (SUJ. 12).
“É realizada por meio da CPA, que coordena todas as
atividades avaliativas. Essas atividades compreendem as dez
dimensões de avaliação indicadas pelo SINAES” (SUJEITO
13).
A avaliação deve ser desenvolvida numa metodologia que considera
duas grandes dimensões: a quantitativa e a qualitativa. A dimensão
quantitativa envolve principalmente um levantamento de dados de
ordem numérica da instituição com relação a alunos, professores,
pessoal técnico e administrativo, dados de infra-estrutura e apoio,
levantamento de dados quantitativos da educação. A dimensão
qualitativa, por sua vez, compreende quatro componentes: avaliação do
desempenho dos serviços administrativos, identificação da realidade
sócio-educacional dos alunos da instituição, avaliação do desempenho
do ensino por alunos e professores e avaliação do desempenho da
instituição por representantes da sociedade. Com relação à dimensão
quantitativa, os dados serão levantados por meio de análise
documental da própria instituição. Quanto à dimensão qualitativa, foram
confeccionados quatro questionários com questões fechadas, para
atender os três componentes analisados nesta dissertação. O primeiro
questionário é o de avaliação, pelos alunos, do desempenho do ensino
de graduação, avaliando a infra-estrutura, o coordenador do curso, o
curso, o corpo docente e o próprio aluno. O segundo questionário é o
de avaliação, pelos professores, do desempenho do ensino de
graduação, avaliando a infra-estrutura, o coordenador do curso, o corpo
discente e o próprio professor. O terceiro questionário é o de avaliação,
pelos coordenadores, do desempenho do ensino de graduação,
avaliando a infra-estrutura, o curso e o corpo discente. E o quarto
questionário identifica a realidade sócio-educacional dos alunos da
instituição, sendo respondido por eles mesmos. Quanto às estratégias,
todos os questionados responderão aos seus respectivos questionários
pelo modo on-line (intranet), através do portal da instituição. Duas
semanas antes de se colocar os questionários à disposição serão
distribuídos avisos pelos murais da instituição, conclamando os
envolvidos a respondê-los. Além disso, os professores e os
coordenadores também alertarão os alunos para a importância da
participação, alegando que, através das respostas obtidas, a instituição
conhecerá melhor seus pontos fracos e fortes e poderá tomar as
decisões cabíveis para, cada vez mais, melhorar a qualidade do ensino
da instituição. Ressalta-se, ainda, que cada pessoa poderá responder
ao questionário somente uma vez, porque cada pessoa que compõe a
instituição, seja do corpo discente ou docente, possui um número de
identificação para acessar a intranet. Depois de respondido, o
questionário ficará indisponível para aquela identificação.” (PROJETO).
“As atividades relacionadas com a auto-avaliação da IES são
realizadas de acordo com o processo demonstrado na figura 1.
Na primeira etapa, Preparação: foram desenvolvidas as seguintes
atividades: constituição da Comissão Própria de Avaliação, início do
processo de sensibilização para o Programa de Auto-Avaliação e
elaboração do Projeto de Avaliação.
Na segunda etapa, Desenvolvimento: desenvolvem-se as seguintes
atividades: continuação do Processo de Sensibilização, levantamento
de dados e informações, e análise das informações e emissão de
relatórios parciais. Para o desenvolvimento destas atividades são
constituídos Grupos de Trabalho, compostos por Coordenadores de
Curso, Gerentes de Unidades, Docentes e Profissionais Técnico-
Administrativos, assim distribuídos: Grupo 1 – dimensões 1 e 6; Grupo
2 – dimensão 2; Grupo 3 – dimensões 3, 4 e 9; Grupo 4 – dimensões 5
e 10; Grupo 5 – dimensão 7; Grupo 6 – dimensão 8.
Na terceira etapa, Consolidação: é emitido o Relatório Final, feita a
divulgação para a comunidade acadêmica e feito o balanço crítico do
processo de auto-avaliação e dos resultados obtidos” (REL. FINAL).
FONTE: Dados da pesquisa de campo