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aprofundamento para a cidadania. E, como nenhum conhecimento teórico sozinho explica
completamente o processo humano, é o diálogo entre eles que possibilitará construir
explicações e referenciais, que escapam do uso ideológico, doutrinal ou catequético.
De acordo com o documento,
o conhecimento resulta das respostas oferecidas às perguntas que o ser humano faz a
si mesmo e ao mundo. Às vezes para fugir à insegurança, resgatando sua liberdade,
ele prefere respostas prontas, que apazigúem a sua ansiedade. A raiz do fenômeno
religioso encontra-se no limitar dessa liberdade e dessa insegurança. O homem
finito, busca fora de si o desconhecido, o mistério: transcendente (PCNER, 1997.
p.26).
Para os PCNER o fenômeno religioso é entendido então, como a busca do Ser frente à
ameaça do Não-ser. E, a humanidade tem quatro respostas possíveis como norteadoras do
sentido da vida além-morte: a ressurreição, a reencarnação, o ancestral e o nada (FONAPER,
2000).
A partir desse entendimento, foram elaborados os dez princípios que nortearam a
estruturação dos objetivos e posteriormente a seleção dos conteúdos para o Ensino Religioso.
São eles:
1) É parte integrante da formação básica do cidadão, ou seja, essa disciplina se
alicerça nos princípios da cidadania, do entendimento do outro enquanto outro, na
formação integral do educando.
2) É um conhecimento que subsidia o educando, para que se desenvolva, sabendo de
si: como disciplina, tratando do conhecimento religioso.
3) É disciplina dos horários normais, assegurando o respeito à diversidade cultural
religiosa e verdades, sem quaisquer formas de proselitismo (art.33/9.394-96)
4) Através dos conteúdos que subsidiam o entendimento do fenômeno religioso a
partir da relação: culturas e tradições religiosas proporcionam o conhecimento dos
elementos básicos que compõem o fenômeno religioso.
5) É uma aprendizagem processual, progressista e permanente: portando, necessita
ter presente, na aprendizagem, os conhecimentos anteriores do educando e
possibilitar uma aprendizagem progressiva no entendimento do fenômeno religioso,
sem comparações confrontos e preconceitos de qualquer espécie.
6) Esta disciplina orienta para a sensibilidade ao mistério, na alteridade: este trata do
conhecimento religioso que é ao mesmo tempo historicamente construído e
revelado.
7) É conhecimento que constrói significados: é disciplina que constrói significados a
partir das relações que o educando estabelece no entendimento do fenômeno
religioso.
8) É uma disciplina com prática didática contextualizada e organizada, pois, de fato,
a sua prática didática desenrola-se na relação ensino-aprendizagem pela preparação