três doenças que Oswaldo Cruz centrou mais esforços (Peste Negra ou Bulbônica, Febre
Amarela e Varíola), apresento fotos do Rio de Janeiro antigo, nas proximidades do
Castelo quando ainda era mangue no lugar da Avenida Brasil de hoje, fotos das
instalações antigas e do início das construções do Castelo, da Cavalariça, do Pavilhão da
Peste, do Quinino e da Casa de Chá. Estes prédios antigos permanecem até os dias de
hoje, foram tombados pelo Patrimônio Nacional, mas suas instalações são utilizadas
para desenvolver outras funções, diferentes da inicial. Visito com os professores as
varandas externas, uma das salas de trabalho de Oswaldo Cruz preparada com objetos
que utilizava na época (microscópio, vidrarias, fonógrafo, charges, fotos antigas, um
formigueiro etc) e móveis (termocontrolador de temperatura, móvel para guardar livros,
mesa telefônica, estufa, autoclave, armário com lâminas prontas entre outros) e a sua
tese “Veiculação Microbiana pelas Águas”. Durante o percurso comento ainda sobre o
estilo neo-mourisco do Castelo, informo que Oswaldo Cruz idealizou e desenhou o
croqui, pergunto se alguém sabe alguma informação sobre a vida de Oswaldo Cruz
somente então, comento sobre o local de seu nascimento, o dia, quando se formou e
onde, o dia de seu falecimento e curiosidades sobre sua vida pessoal, como quantos
filhos teve, o nome de sua esposa, cartas que ele escrevia para ela onde morava entre
outras informações.
Existem grupos de professores que perguntam mais e outros que perguntam
menos, ou ainda grupos que perguntam e complementam com outras informações.
Apresentaremos aqui algumas perguntas mais recorrentes, uma delas está relacionada a
fonte financeira para a construção do Castelo, a outra diz respeito a vida financeira de
Oswaldo Cruz, e outras, mais atuais, estão relacionadas a manutenção da Fiocruz, se
quem fez a iluminação das
torres do Castelo foi Ney Matogrosso, se na instituição estão
fazendo pesquisas referentes a cura da AIDS, se a instituição trabalha com
cobras.
Respondo
a todas as perguntas, caso eu não saiba responder indico ao professor a fonte
para que ele busque a resposta. Comento ainda que na visita do professor com sua turma
ao Castelo é feita em forma de narrativa, com informações mais completas e ao final
realizam uma atividade cujo objetivo é deixar registrado num papel com o formato de
castelo, o que o visitante mais gostou.
Ao se dirigir para a Cavalariça, a próxima área a ser visitada, o grupo para em
frente ao busto de Louis Pasteur onde informo que o local é chamado de “Praça
Pasteur” em homenagem ao cientista e pergunto se os professores lembram os nomes